URGENTE: Pocay privatiza SAE e Rodoviária

Segundo informações apuradas pelo Jornal Contratempo, o prefeito Lucas Pocay encaminhou dois projetos de lei complementares para serem votados na Câmara ontem, segunda-feira,  4 de dezembro, além daquele que tratava da implantação da zona azul digital.

Em meio as atenções voltadas para o possível fim da guarda mirim, a Câmara aprovou o projeto de concessão do terminal rodoviário à empresas privadas. Já o projeto que concede a SAE, seguiu para as comissões da Câmara Municipal.

 

Ourinhos na contramão das mais modernas cidades do mundo

 

A intenção do prefeito Lucas Pocay em privatizar a SAE vai na contramão das mais modernas e eficientes cidades do mundo, que desde o ano 2000 registraram 267 casos de reestatização de sistemas de água e esgoto.

A pesquisadora Satoko Kishimoto apresentou fortes críticas aos modelos de privatização dos sistemas de água e esgoto. “Em geral, observamos que as cidades estão voltando atrás porque constatam que as privatizações ou parcerias público-privadas (PPPs) acarretam tarifas muito altas, não cumprem promessas feitas inicialmente e operam com falta de transparência, entre uma série de problemas que vimos caso a caso”.

O estudo detalha experiências de cidades que recorreram a privatizações de seus sistemas de água e saneamento nas últimas décadas, mas decidiram voltar atrás – uma longa lista que inclui lugares como Berlim, Paris, Budapeste, Bamako (Mali), Buenos Aires, Maputo (Moçambique) e La Paz. Se a privatização não deu certo em cidades avançadas como Berlim e Paris, talvez a idéia do prefeito ourinhense não seja das melhores.

Fonte: BBC

Comentários no Facebook