Web TV Metropolitana: veículo de comunicação via Faceboook

Com novo proprietário, a TV San se transforma em web TV Metropolitana com informações das cidades do sudoeste paulista e norte pioneiro do Paraná

 

Juliana Neves

 

No próximo sábado, 20, será lançada oficialmente a web tv “Metropolitana” em Ourinhos, via Facebook. Esta nova rede de comunicação do município é um novo projeto da antiga TV San com a propriedade do jornalista Alexandre Mansinho, o novo diretor executivo.

Segundo Mansinho, haverá poucas mudanças em relação a linha editorial que era constituída pela TV San para o nascimento da TV Metropolitana. O foco será em justiça social, Organizações Não Governamentais (ONG), instituições para pessoas carentes, os desfavorecidos e para o pequeno e médio comerciante, segundo declarações do jornalista.

O nome “Metropolitana” foi escolhido em razão de que serão abordadas informações regionais. “A ideia é um canal regional do norte pioneiro do Paraná e do sudoeste paulista, por exemplo Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos, Jacarezinho, entre outras cidades”, explica o jornalista.

A pretensão com o nascimento desta web tv, de acordo com Alexandre, é que ela proporcione um jornalismo “mais arejado”, no sentido de ter um jornalista “que mostre a cara para a sociedade, que está onde a notícia acontece”. Almeja ser uma mídia lembrada pela população, que beneficia as ONG’s, tendo já em preparo ações a serem realizadas com este objetivo.

Portanto, “os ourinhenses, os paranaenses e toda a região, que terá abrangência pela emissora, podem esperar por uma web tv em que eles enxerguem o seu retrato, tanto nas realizações e nas dificuldades com a ideia de ajudar os mais carentes para que todos eles tenham voz”, conta Mansinho.

 

Novidade

Com proposta de alterações de um projeto para o surgimento de algo novo, sempre há novidade e não será diferente com a TV Metropolitana. Sendo assim, a primeira ideia é a realização de um desfile de moda virtual com a mesma proposta de beneficiar ONG’s e colocar em prática um trabalho para quem precisa de ajuda.

Por fim, a intenção para o futuro é ter uma rede que tenha site e páginas em todas as mídias sociais, uma programação pensada somente para o Youtube e a construção de uma web rádio, investindo nestas ações para sempre ampliar o alcance da web TV Metropolitana.

 

Web TV Metropolitana x TV Metrópole

Em Ourinhos há a TV Metrópole, uma emissora comunitária com registro na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e atua com transmissão em empresa que oferta a venda de canais de televisão. Esta emissora existe no município há quase cincos anos e o nome parecido da web tv com a comunitária pode criar uma confusão de identidade entre a população.

Sobre esta questão, Alexandre diz que “já conversei com o proprietário da TV Metrópole e expliquei para ele que observamos que havia a existência da emissora depois de já termos escolhido o nome de Metropolitana e ter criado a logomarca. Então, sinceramente, eu não sabia da existência e fui procurar e descobri que é restrita a transmissão à cabo e é comunitária. Ou seja, falei para ele que não vamos nos atrapalhar porque a minha proposta é diferente. Ele é um canal de televisão de verdade e a minha uma tv que é mais um marketing do que uma televisão propriamente dita. Não vim para ser concorrência para ninguém, a ideia é que caminhemos todos juntos”.

Com isso, nossa equipe de reportagem escutou o outro lado, o qual nos informou em nota que “em resposta ao Jornal Contratempo, sobre o surgimento de uma nova tv na cidade, não cabe a mim comentar os nomes que cidadãos escolhem para páginas do Facebook”, exclama Railthon Fávaro, Diretor da Associação das Entidades Usuárias do Canal Comunitário de Ourinhos.