Cerveja branca?

Você já deve ter ouvido falar em cerveja preta, cerveja dourada ou até mesmo em cervejas vermelhas, como as bocks, mas branca? Sim! Elas existem. Cervejas ditas brancas pertencem ao estilo witbier, criado a mais de 400 anos na nossa querida Bélgica, apesar de ter sumido nos anos 1950.

Pierre Celis é responsável pelo resgate da Witbier, batizando a sua cerveja de Hoegaarden, hoje a mais famosa do mundo.

Mas graças a um cidadão da cidade de Hoegaarden o estilo voltou a ser produzido nos anos 1960.

 

Trigo + laranja + coentro = witbier!

A essência da witbier é a de ser uma cerveja de trigo que rompe as regras da Lei de Pureza Alemã e permite a adição de temperos e especiarias – em especial o coentro e a casca da laranja. Cada cervejaria belga tem o seu jeito de fabricar a deliciosa cerveja branca, no entanto esses ingredientes são sagrados. É uma cerveja refrescante, com notas adocicadas e aromas cítricos, além da presença de temperos dando um final levemente ardido que harmoniza perfeitamente bem com o adocicado do malte de trigo. Tome-a jovem e aproveite!

Sinceramente? Deste autor para você leitor, é uma cerveja que remete a uma viagem além-mar onde o encontro da tradição da cerveja com o exótico do novo mundo ocorre, permitindo dar ao europeu um leve toque da nossa natureza picante.
Curiosamente, o estilo tem sido reproduzido fora da Bélgica agregando características bem especificas do local, podendo (perdão aos ortodoxos) abrir o leque para novas variedades de witbier. No Brasil algumas cervejarias adicionam pimenta da jamaica ou puxuri no lugar do coentro ou então laranja da terra ou tangerina ao invés de cascas de laranja. Podemos pensar que a nossa criatividade dará origem a estilos brasileiros? Quem sabe uma witbier brasileira!

Sugestão: Hoegaarden Witbier (Bélgica); Faxe Witbier (Dinamarca); 961 Witbier (Líbano); Wals Belgian Witte (Brasil); Valenbier Ficcion (Brasil); Vedett (Bélgica); Hoegaarden Grand Cru (Bélgica);

Eduardo Devai

Eduardo Devai é professor de Geografia na rede pública e privada e psicopedagogo. Sócio-proprietário do Kazebre Beer, loja especializada em cervejas artesanais.