India Pale Ale ..O lupúlo na sua melhor forma

Humulus lupulus. Nome estranho né? Parece algo do Harry Potter. O lúpulo uma trepadeira comum na Europa, Turquia e China – não é muito fã de umidade e calor excessivo. Produz uma flor aromática que nos interessa hoje. Começou a ser usada na cerveja por Santa Hildegarda (1098 – 1179)

Santa Hildegarda

em uma região próxima à cidade de Mainz na Alemanha.

 

A flor do lúpulo, rica em lupulina, é o principal ingrediente responsável pelo amargor e aroma da cerveja.

Para que serve o lúpulo? Ele confere a cerveja o seu amargor e/ou seu aroma através de um equilíbrio delicado obtido na fervura da cerveja. Isso ocorre através da liberação de óleos e resinas presentes na flor do lúpulo – resinas para amargor e óleos para aroma. Entre os lúpulos mais conhecidos estão o Amarillo, Centennial, Citra, Hallertaü, Saaz, Cascade entre outros. O lúpulo pode ser usado durante a fervura ou durante a fermentação em um processo chamado de dry-hopping o que fornece a cerveja uma explosão de aromas.

Para degustar uma cerveja bem lupulada procure os estilos American Pale Ale e India Pale Ale. O primeiro uso do termo India Pale Ale pertence a um jornal australiano no ano de 1829 … bem depois da Hildegarda né? Surgiu da necessidade de levar cerveja para as colônias inglesas e adivinha, a cerveja estragava. Então o lúpulo entra como um conservante antibiótico natural preservando e aromatizando a cerveja. Resultado: uma cerveja mais amarga, aromática e refrescante.

 

 

 

Marcas tradicionais: Fuller’s India Pale Ale; Boston Brewery East IPA; Brewdog Punk IPA; Long Hammer Red Hook IPA; Sierra Nevada Pale Ale;

Opções nacionais: Way American Pale Ale; Eisenbahn Pale Ale; Insana American Pale Ale; e a Roleta Russa Imperial India Pale Ale; Colorado Indica; Bierhof IPA

P.S. Uma boa forma de medir o amargor de uma cerveja é usando a medida IBU (International Bitterness Unit) que mede de 0 a 100, sendo o 100 ultra-amargo!

Eduardo Devai

Eduardo Devai é professor de Geografia na rede pública e privada e psicopedagogo. Sócio-proprietário do Kazebre Beer, loja especializada em cervejas artesanais.