Cervejas escuras: bem vindo ao mundo das Stouts e Porters

Já faz uns dias que não para de chover né? Que tal aproveitar o céu nublado, assistir um filme, comer um chocolate? Bacana, né? Uma dica: aprecia uma cerveja escura. Você pode dizer que não gosta de uma marca ou outra por que acha ela melada demais ou doce demais. Sendo assim, arrisque uma stout, uma porter ou mesmo uma russian imperial stout.

A coloração da cerveja – medida pela unidade SRM (Standard Reference Method) – é determinada por um processo que nós brasileiros conhecemos bem: a torrefação do grão. O mesmo processo que fazemos com o café é feito ao grão do malte dando a ela não só a coloração mais escura, como fornecendo notas de chocolate amargo, caramelo e café.  Cervejas claras como as Pilsens e IPAs, que já discutimos nas colunas anteriores, não usam grãos torrados. Já cervejas de coloração avermelhada-âmbar possuem grãos tostados, destacando o caramelo.

Procure no aroma notas de café, chocolate amargo e caramelo. No sabor, o lúpulo não se esconde.

Ok, você chegou no mercado. Como escolher? Muitos confundem os estilos porter e stout. Não se culpe, é normal. As porters surgiram no século XVIII nas docas inglesas em referência aos estivadores que trabalhavam nos navios. No século seguinte uma nova receita surge, mais forte devido a menor quantidade de água usada, formando uma cerveja bem mais robusta chamada stout.  Entre as que trazem um coice mais forte temos as RIS “Russian Imperial Stouts”, mais encorpadas e alcoólicas, chegando aos 12%ABV. Experimente também as Oatmeal stouts feitas com malte de aveia e as sweet stouts, com chocolate. Harmoniza perfeitamente com pratos doces, em especial aqueles a base de chocolate.

 

Referencias mundiais: Fuller’s Black Cab Stout; Young’s Double Chocolate Stout; Anchor Porter; Guiness Dry Stout;

Dicas nacionais: Tupiniquim Monjolo Imperial Porter; Wals Petroleum Imperial Porter; Colorado Demoiselle; Klein Estivadora Porter; Cevada Pura Oatmeal Stout;

Eduardo Devai

Eduardo Devai é professor de Geografia na rede pública e privada e psicopedagogo. Sócio-proprietário do Kazebre Beer, loja especializada em cervejas artesanais.