Conheça a garota ourinhense que alcançou 20 mil seguidores no Instagram

Marcella Rodrigues, criadora do @Teen Notices

Por Luiz Bosco S. Machado Jr.

À primeira vista, o Instagram intitulado @Teen Notices é desnorteador, mesmo para mim, que trabalho com adolescentes. Um caminhão de informações está disponível, com fotos e pequenos textos sobre celebridades adolescentes que desconheço completamente. As relações, os flertes, as viagens, até mesmo a mudança da cor de cabelo são alvos da atenção do perfil. Elementos que há não muito tempo eram veiculados em revistas como Capricho, agora se encontram gratuitamente disponíveis em uma disposição organizada de publicações diárias para seus vinte mil seguidores.

A marca foi alcançada recentemente e Marcella Rodrigues, a responsável pelo perfil, comemorou com a foto de um petit gateau acompanhada do símbolo do Instagram e de seu “portal de notícias”. Ela tem 12 anos e estuda na escola municipal Profa. Adelaide Pedroso Racanello, em Ourinhos. É auxiliada por sua irmã, Isabella Rodrigues, de 24 anos, que cuida da parte administrativa da página.

Marcella se junta aos incontáveis adolescentes que buscam nas redes sociais visibilidade e, quem sabe, alguma renda. Enquanto as adolescentes da minha geração sonhavam em ser “manequins”, hoje buscam seu espaço como “influenciadoras”. Pessoas como Kéfera Buchmann (que, aliás, já deve estar “fora de moda”), ditam comportamentos, tendências de vestuário e assuntos que vão para os trending topics das redes. Em troca, podem receber produtos de empresas que têm interesse em se utilizar de sua visibilidade ou, até mesmo, aporte financeiro de portais como o YouTube.

Algumas coisas não mudam, como a busca por explorar polêmicas para se manter em evidência. Por outro lado, a interação em tempo real faz com que haja pressão constante sobre os conteúdos e sobre quem os produz, além de construir um espaço de discussão. Nos comentários das fotos publicadas no @Teen Notices, não se fala apenas sobre penteados e acessórios. O que parece ser mero passatempo, precisa ser olhado com mais atenção: ali se discutem comportamentos e valores. Como não estão sob a régua moral dos adultos, se sentem livres para expressar o que pensam e dividir suas impressões a respeito dos temas que acham importantes.

Esse espaço é mais relevante do que se costuma julgar e para conhecê-lo, conversei por WhatsApp com a Marcella. Confira o nosso papo:

Luiz Bosco: – Quando o @Teen Notices alcançou a marca de 20 mil seguidores?

Marcella: – Para mim, foi uma surpresa e uma alegria quando atingi os 20k, pois imaginei que seria bem mais para a frente. Mas no dia 20 de outubro, com apenas três meses de conta fui dormir com 18,9 mil e acordei com 20 mil seguidores (risos). Hoje o portal, em sete dias, atinge aproximadamente seis milhões de impressões e dois milhões de contas alcançadas. É surreal!! Que venha muito mais!

Luiz Bosco: – Quem é o público do @Teen Notices? Você saberia dizer a faixa etária, se são mais mulheres ou homens e quais as preferências deles/as, em termos de conteúdo?

Marcella: – O @teenotices é um portal de notícias voltado para o público teen/jovem, como o próprio nome já diz. Mas tem seguidores de todas as idades, sendo o maior público de 13 a 24 anos. Atinge um público mais feminino, acredito que as mulheres são mais “fofoqueiras” (risos). Meus conteúdos com mais engajamento são as notícias exclusivas que, por muitas vezes, consigo postar em primeira mão.

Luiz Bosco: – Você se considera uma pessoa com influência na vida de seu público? Se sim, como é isso?

Marcella: – Agora, com mais engajamento, acredito que sim, pois já tenho um público muito ativo e fiel que espera pelas publicações, pelas fofocas, lives e interagem muito comigo por direct. Muitas vezes meus próprios seguidores me mandam notícias, acho um máximo!

Luiz Bosco: – O que você pensa a respeito do uso das redes sociais pelas pessoas da sua idade?

Marcella: – Hoje em dia acredito que é meio impossível um adolescente não ter contato com as redes sociais. Porém tem que ter um cuidado com o que acessa, e sempre com a supervisão dos pais, assim como os meus, que estão sempre comigo.

Luiz Bosco: – Onde você espera chegar com o trabalho que desenvolve no @Teen Notices? Tem algum influenciador ou influenciadora que inspira você? Por quê?

Marcella: – Eu comecei a conta como @gkhousenotices, com um intuito de passar informações sobre um grupo de adolescentes que eu gostava e que estavam confinados em uma casa. Em poucos dias me vi com cinco mil seguidores. Isso me inspirou e me instigou a expandir, não apenas focando neles, e sim nos famosos teens em geral, assim, decidi mudar o nome da conta para @teenotices e vem crescendo a cada dia. Espero no futuro ser uma grande influencer, pois faço o que gosto com muita dedicação. Minha inspiração vem de influencers adolescentes como a @luara e @vivi, e de um portal de notícias como a @subcelebrities.

Luiz Bosco: – É difícil conciliar sua atividade com os estudos? Se sim, quais são as maiores dificuldades?

Marcella: – Tenho conseguido conciliar as duas coisas, pois tenho o meu momento de estudo, assim como um tempo exclusivo para me dedicar a conta.

Luiz Bosco: – Você pensa em fazer disso sua profissão? Em que gostaria de trabalhar?

Marcella: – Desde pequena interajo com a Internet. Com nove anos de idade comecei a me interessar pelo Instagram e criei uma conta de slimes. Algo que eu gostava, estava no auge do momento, foi um sucesso (risos). Depois de um tempo quando a modinha passou, eu era muito fã de um grupo musical “Now United” e mais uma vez criei uma conta exclusiva para os fãs desse grupo, também deu muito certo. E assim venho seguindo nessa rede social e pretendo fazer disso minha profissão, me tornando uma digital influencer.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info