Cinco discos para quem quer conhecer o Jazz

Imagem ilustrativa. Fonte: Pixabay

O jazz é um estilo musical que surgiu no Sul do Estados Unidos, mais precisamente em New Orleans, no Estado da Louisiana, juntamente com o Blues, no início do século XX. Era maneira que os escravos recém libertos encontraram na música uma forma de se expressarem.

O jazz tem em suas raízes musicais o Blues e o Ragtime (um estilo marcado pelo piano e a polka). Com o passar dos anos, o Jazz veio tomando cada vez mais forma e beleza, até que chegamos no Jazz dos dias atuais.

O ano de 1959 foi de muita importância para o Jazz, pois tivemos os lançamentos de obras que ficaram imortalizadas e modificaram a história do jazz, como veremos a seguir.

Listarei  agora 5 Discos que foram importantes  para a história do jazz, vale a pena conferir:

1° Kind of Blue (Miles Davis) – Disco lançado em Agosto de  1959 pela Columbia Records, jamais poderia ficar de fora! O Lendário trompetista Miles Davis nos traz um disco fantástico, sem contar o time de músicos que gravaram esta obra como Bill Evans, Paul Chambers e outros , que vieram a firmar seu nome na história da música. Em 2003, o trompetista Miles Davis foi inserido no  Rock and Roll Hall of Fame.

2° Time Out (Dave Brubeck) – Foi lançado em Fevereiro de 1959 pela Columbia Records, esse disco foi pioneiro em compassos diferenciados no Jazz. O time Out tornou – se um dos mais conhecidos e vendidos álbuns de jazz de toda historia. Participam do disco, Dave Brubeck, Paul Desmond, Eugene Wight, Joe Morello.

3° Head Hunters (Herbie Hancock) – Disco de 1973 do Pianista Herbie Hancock, chamou a atenção para a primeira faixa, intitulada de “Chamaleon”, e a segunda faixa “Watermelon Man”. Este álbum foi lançado em outubro de 1973, pela Columbia  Records e é considerado uns dos álbuns revolucionários pós 1960.  Além de Herbie Hancock, participam do álbum Bennie Maupin, Paul Jackson, Bill Summers e Harvey Mason.

4° Míngus Ah um! (Charles Míngus) – Disco de Outubro de 1959, também pela Columbia Records, traz em sua capa uma pintura do artista  S.Neil Fujita,  um disco excelente do começo ao fim.  Participam deste álbum, John Handy, Booker Ervin, Shafi Hadi, Willie Dannis, Jimmy Knepper, Horacio Parlan, Charles Mingus e  Dannie Richimond.

5° Blue Train (John Coltrane) – Lançado em Setembro de 1957 pela Blue Note, é o primeiro álbum solo do saxisfonista Joe Coltrane, considerado pelo próprio Coltrane seu disco favorito. Participam deste disco John Coltrane, Lee Morgan, Curtis Fuller, Paul Chambers, Kenny Druew, Philly Joe Jones.

Vale a pena investir uma horinha para apreciar estas magnificas obras que, com certeza, irão agradar a todos!

Daniel Móvio

músico

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info