Produção nacional de petróleo cresce 8,1% e bate recorde em 2015

A produção nacional de petróleo cresceu 8,1% em 2015 e bateu o recorde da série da Agência Nacional do Petróleo iniciada em 1999. Com isso, foram produzidos 921 milhões de barris equivalentes de petróleo no ano passado.

petróleo

Já o resultado da produção nacional de gás natural foi ainda melhor com o crescimento de 10,1% na produção, chegando a 222 milhões de barris equivalentes de petróleo.

Para 2016, a previsão do Relatório Mensal do Mercado de Petróleo da OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo) é que o crescimento da produção brasileira seja o maior entre os países não-membros do cartel. A previsão da OPEP é de alta de 100 mil barris por dia, acréscimo próximo a 3% na comparação com 2015.

 
No entanto, tal resultado pode ser ainda maior, uma vez que a Petrobras já instalou 3 novas FPSOs com capacidade de produção de 150 mil barris por dia cada uma. Com a redução do tempo médio para perfuração de cada poço de 92 dias para 32 dias, a tendência é que o Brasil se consolide como maior fonte de crescimento da produção fora da OPEP.