Jovens na faixa dos 30 lideram ranking de endividados

Estudo realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que a inadimplência está concentrada entre os brasileiros com idade de 30 anos. Em junho, a maior parte das dívidas se concentrou em contas de telefone, tv por assinatura e internet.  O número de pessoas que atrasou o pagamento de suas contas cresceu 3,21%, na comparação com igual mês do ano passado.

Para um balanço do semestre, mais de dois milhões de brasileiros passaram a fazer parte das listas de inadimplentes somente no ano de 2016, já que em dezembro de 2015 era contabilizado um total de 57,1 milhões de brasileiros com restrição do crédito.

Os jovens representam segmento bem significativo e a razão para esse cenário, segundo especialistas, é a pouca experiência com crédito e o comportamento mais impulsivo na hora de fazer uma compra.

Outro fator a ser considerado, de acordo com a pesquisa, é que muitos jovens na faixa dos 30 anos já são chefes de família e acumulam um número maior de compromissos a pagar, como aluguel, água, luz, entre outras despesas domésticas que acabam comprometendo o orçamento, caso não haja um planejamento adequado.

Repetindo comportamento de meses anteriores, a região Nordeste segue liderando a variação do número de devedores: a alta em junho foi de 5,04% na base anual de comparação. Em seguida estão a região Norte (2,44%) e Sul (1,60%). Na outra ponta, a região Centro-Oeste mostrou a menor alta entre as regiões pesquisadas, com crescimento de 0,81% em relação ao ano passado.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info