O CUSTO BRASIL

Holanda fechou 8 presídios em 2012. Suécia acaba de fechar 4 presídios. E o Brasil fecha escolas, convive com chacinas na prisão e precisa de mais 300 mil vagas nos presídios.
Gastamos cada vez mais com segurança e mesmo assim somos o país onde a polícia mais mata e mais morre no mundo. A rebelião em Manaus confirma que vivemos um caos na questão criminal.
Por que essa diferença? Não tenho dúvidas que a questão está na desigualdade social. A desigualdade custa muito caro!!! Ou seja, como sustenta Bauman, a riqueza de poucos não beneficia a todos! Há vários estudos que comprovam a relação entre a insegurança no Brasil com a desigualdade social.
Portanto, se deixarmos de lado a questão ética da desigualdade, para aqueles que só pensam em custo/benefício, o maior custo Brasil hoje é a desigualdade. Pagamos um preço altíssimo pela desigualdade. Por exemplo, no total, gastamos em 2016 quase 80 bilhões com segurança… insuficiente.. que precisa de cada vez mais. A policia no Brasil contrata mais do que as empresas.. e nada é suficiente.
Acho que eticamente a desigualdade absurda que vivemos já seria o suficiente para nos arrepiar, mas, para quem isso não é suficiente e pensa sempre em custo, o custo Brasil da desigualdade também é trágico: nos faz perder turistas. Enquanto na Espanha o turismo representa 14% do PIB, no Brasil é 3.5%. por que? Medo!
As empresas são obrigadas a pagar seguros altos para o transporte, para as lojas etc .. o que reflete no preço dos produtos. Quanto se gasta com o judiciário?
Quanto não se economizaria com a saúde com menos desigualdade?  Existem diversos estudos que demonstram a relação entre nível de renda ou situação sócio econômica e estado de saúde.
E para ajudar.. o salário mínimo não será mais reajustado acima da inflação como forma de reverter a concentração…
Combater a desigualdade é uma medida inteligente e produtiva.
Mas no Brasil implantou-se a ideia de que falar em combater a desigualdade é coisa de comunista…..Ai fica difícil!!

saliba_foto
Maurício Saliba é Professor de Sociologia e Política da UENP e FIO