Semana de Ciências Humanas da ETEC tem palestra de integrantes do Jornal Contratempo

Aconteceu no último dia 31,  a palestra “Mídia e Democracia” proferida por Rafael Dantas, fundador do Jornal Contratempo e o jornalista Luís Galletta, colaborador do site e entusiasta do tema.

Segundo Rafael Dantas, a importância da discussão do tema pelos estudantes e pela sociedade é que a Mídia é considerada o 4º Poder, e deveria exercer este poder de forma mais cidadã e comprometida com os interesses da maioria da população, porém, hoje ela está atrelada a grupos políticos hegemônicos e, em muitos casos, atrelados a grupos econômicos e defende seus interesses.

Durante a palestra, Dantas sublinhou alguns exemplos de atuação da grande mídia atrelada ao poder politico e econômico que, muitos vezes, colide com interesse da maioria da população. Um deles é a cobertura feita pela Mídia das ocupações que os estudantes fizeram em 2015, sempre desfavoráveis a luta dos estudantes que buscavam melhores condições de ensino. “Os grandes jornais usam táticas textuais que busquem ressaltar os prejuízos que as pessoas tem para fazê-los ficarem indignados com quem luta, tratando aqueles que se organizam para reivindicar como baderneiros, para que a população fique contra, não deixando que ela perceba que os benefícios destas lutas serão também delas” disse.

_MG_7056Luís Galletta abordou a temática a partir da ótica de jornalista, falou do papel como cidadão e como profissional, levantando questões éticas como a imparcialidade necessária para tratar os temas que causem polêmica na sociedade. Ressaltando a importância sempre de buscar temas relevantes que impactam a vida das pessoas, e que a partir do levantamento jornalístico haja melhorias e ganhos para a população. Também ressaltou o compromisso do jornalista que trabalhe em qualquer meio de comunicação de buscar ouvir e expor o posicionamento de todos os lados interessados que uma matéria aborde.

A 1ª Semana de Ciências Humanas da ETEC Jacinto Ferreira de Sá ocorreu nas dependências da escola e contou com diversos palestras e temas. Houve presença expressiva de alunos que participaram como ouvintes e ao final apresentavam questionamentos aos palestrantes. Entre  eles, destaca-se a participação do Prof. Dr. Maurício Saliba (Uenp) e do Prof. Dr. Paulo Cirino Mourão (Unesp).