Livro “A Eleição de um Meme” é censurado na UENP

Na quarta-feira, 26, uma portaria do diretor do Campus Bandeirantes da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná), Ederson Marcos Sgarbi impediu a atividade marcada pelo projeto “A Universidade e a Educação Política em tempos de escola sem partido” que previa o lançamento do livro “A Eleição de um Meme” de autoria de Paulo Sérgio Guerreiro. Em respeito ao coordenador do projeto que solicitou cumprimento da portaria, a atividade aconteceu sem referência direta ao livro e sem vendas.
A portaria (veja imagem ao lado) determinou “Proibir no âmbito da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel (UENP/CLM), o lançamento do Livro “A eleição de um meme” de autoria de Paulo Sérgio Guerreiro, programado para ocorrer no dia 26 de novembro de 2019 nas dependências do auditório do Jardim Botânico da UENP/CLM.”
A justificativa jurídica encontrada para coibir a atividade foi a de comercialização do livro, que não foi feita e sequer havia sido divulgada como atividade inerente ao evento, demonstrando a fragilidade da portaria. Ainda assim, em respeito a instituição e ao projeto, a comercialização e citação ao livro não foram feitas em nenhum momento da palestra intitulada: “O que está acontecendo com o Brasil?”. A portaria foi publicada cerca de uma hora antes do evento, de forma estratégica para evitar que houvesse tempo para recorrer. A palestra foi realizada normalmente, porém, com o conteúdo adaptado à determinação da portaria.

Palestra que falou sobre o livro “A eleição de um Meme” na UENP

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info