Dr. Caio Chiaradia, o futuro prefeito de Ourinhos?

Por Luiz Alberto Vieira

As eleições municipais em Ourinhos guardam uma novidade inesperada: a pré-candidatura do engenheiro elétrico, físico e médico Dr. Caio Chiaradia.  

O nome do otorrinolaringologista tem atraído a simpatia de diversas correntes políticas na cidade, muitas delas com projetos antagônicos e que pareciam inconciliáveis.

O otorrino Dr. Caio sabe porque possui dois ouvidos, o que infelizmente não é obvio para muitos políticos ourinhenses, observa o ambiente político como um clínico e faz costuras políticas como um grande cirurgião.

Como um enxadrista, Dr. Caio Chiaradia enxerga o caminho com muitas jogadas a frentes dos adversários. Assim, constrói pontes que muitos consideravam impossíveis para o pleito atual. Antes de um ataque, uma conversa. Antes da ação, a reflexão.

Quando muitos vereadores fizerem o cálculo do coeficiente eleitoral, a cooperação cairá por terra no QG adversário. A cizânia certamente surgirá nos momentos mais inoportunos. Um erro típico que é difícil de imaginar o cuidadoso Caio Chiaradia cometendo.

Não se faz mudanças com caras novas, se a política for velha, as atitudes antiquadas e as ideias mofadas. É preciso ideias novas e consistentes, sensibilidade para compreender a necessidades das pessoas e mãos hábeis para transformar sonhos em realidade.

Apesar de não haver denúncias mais graves, a desilusão com a prefeita Belkis deve tornar o eleitor mais criterioso com a qualidade das mudanças que pretende promover.

Por isso, Dr. Caio leva vantagem sobre todas as alternativas que se apresentaram até o momento.

Para Dr. Caio Chiaradia, a medicina é um sacerdócio que deve ser devotado àqueles que mais precisam. A mesma excelência que obteve na vida acadêmica, Dr. Caio hoje apresenta como diretor-clínico do AME.

No site Doctoralia (Veja aqui), todos os pacientes o avaliaram com a nota máxima. Na opinião de uma paciente que também é da área de saúde:

“Sou técnica de enfermagem trabalhei em hospital e nunca vi um médico tratar o paciente com tanto carinho dedicação e respeito como vi ele tendo. Extremamente atencioso passei minha filha com ele recomendo a todos.”

Com uma vida acadêmica brilhante, Dr. Caio cursou engenharia elétrica na USP, quando recebeu o prêmio Rocha Lima da USP/RP em 1993 pelo “Desenvolvimento de um Refrator Automático Ocular”.

Posteriormente, fez mestrado em física na USP São Carlos, com dissertação sobre Sistema de medidas de áreas de úlceras de córnea e acompanhamento de suas evoluções para ser utilizado em hospitais (Leia a dissertação aqui).

No currículo Lattes de sua orientadora (Verifique aqui), a Professora Doutora Liliane Ventura, o nome de Caio Chiaradia é citado 40 vezes, com o desenvolvimento de dezenas de tecnologias médicas e apresentação em simpósios internacionais da área.  

Não satisfeito, Dr. Caio fez medicina na USP-RP e residência em otorrinolaringologia no Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, um dos principais centros de excelência médica no país.

Caio Chiaradia é doutor com doutorado. Seu PhD foi defendido na Alemanha pela Universidade de Tübingen, ao sul de Stuttgart.

Tübingen (Alemanha)
Tübingen (Alemanha)
Caio com colegados do PhD na Alemanha
Caio com colegas do PhD na Alemanha

Com tamanha luz própria, fica ao penúltimo parágrafo o que para a maioria estaria nas primeiras linhas. Caio Chiaradia é filho do Dr. Clóvis Chiaradia, médico e ex-prefeito de Ourinhos, que dedicou a vida à saúde pública da cidade e escreveu o maior dicionário de palavras de origem indígena do país. Sua mãe, Haid Chiaradia, professora, filósofa e ex-vereadora, foi a criadora da rede municipal de ensino fundamental de Ourinhos.

Sem a avidez pelo poder de outros políticos locais, Dr. Caio ainda não está convencido do momento de sua candidatura. Para isso, aguarda o desfecho do grande bloco político que vem preparando com todo o esmero e discrição.