Alunos da ETEC realizam projeto sobre acessibilidade em Ourinhos

No último mês, os alunos da escola ETEC Jacinto Ferreira de Sá, do 2º ETIM de Edificações, sob orientação do professor de Geografia, Marcos Antonio Corrêa, desenvolveram um projeto sobre acessibilidade e mobilidade urbana. A atividade foi feita em parceria do Profº Dr. Luciano Antônio Furini e os universitários, Matheus De Oliveira Kamaguso Jamaico e Lizandra Mayara de Oliveira Teixeira, da UNESP Ourinhos.

Foi realizado um trabalho de campo pela cidade de Ourinhos, onde os alunos coletaram dados, através de imagens e depoimentos de moradores. O destaque foi a falta de cuidado urbano em garantir o direito de acesso à cidade para os portadores de necessidades especiais.

Os alunos construíram maquetes de ruas da cidade, que podem ser manipuladas pelos observadores e demonstram como seriam as ruas ourinhenses se garantissem o direito de mobilidade e acessibilidade para todos.

Outras maquetes foram construídas para mostrar como as ruas verdadeiramente são: contendo armadilhas e inúmeras barreiras arquitetônicas, impossibilitando a apropriação da cidade por todos seus cidadãos.

No dia 17 de agosto, sexta-feira, houve o encerramento do projeto na escola; os 420 alunos da escola puderam apreciar os resultados da pesquisa e projeto. A representante da Secretaria da Assistência Social de Ourinhos, Inês Francisco, visitou o projeto e trocou sua experiência nessa área junto aos alunos.

Inês teve militância por vários anos na AADF (Associação de Assistência ao Deficiente Físico), seu depoimento foi sobre a importância de iniciativas como a realizada pelos alunos da ETEC. Na fala de Inês, a educação foi caracterizada como um caminho poderoso para superar barreiras e construir uma cidade cidadã e acolhedora.

Os alunos participantes do projeto mostraram um depoimento muito significativo e consciente. Neste momento, consolidou-se a mentalidade solidária e atuante, onde os alunos puderam compreender a importância da cidade ser apropriada por todos e, concretamente, garantir esses direitos aos cidadãos.