Opinião — Capitão Augusto: o 5º melhor deputado federal???

Em alguns veículos da imprensa, circulam informações sobre a eleição do deputado federal, Capitão Augusto (PR), como o 5º melhor parlamentar na tradicional premiação do Congresso em Foco.

Ao acessar a matéria publicada no site do Congresso em Foco datada de 14/08/18 , o leitor pode conferir que nem tudo que reluz é ouro.

O concurso em questão tem 3 resultados: votação na internet, avaliação dos jornalistas e análise por um júri especializado.

Com 3.592 votos na votação feita na internet, o deputado Augusto ficou em 5º colocado atrás de Onyx Lorenzoni (DEM-PR) e na frente de Jean Wyllys (PSol-RJ).

Rolando a página para baixo, o leitor mais atento verifica as demais categorias: “Júri Especializado” e “Escolha dos Jornalistas”. Nestas categorias, cujo resultado vem de escolhas técnicas e profissionais, o Capitão Augusto não aparece nem sequer entre os 10 primeiros colocados.

Na categoria Melhores Deputados do Ano escolhido pelo Juri Especializado, deu Glauber Braga (PSol-RJ), em primeiro, e em 5º, a deputada Carmen Zambotto (PPS-SC).

Já entre os escolhidos pelos jornalistas, o Capitão também não apareceu entre os primeiros colocados; a 5ª colocação ficou para a deputada Luiz Erundina (PSol-SP).

Veja abaixo as classificações nas 3 categorias:

Votação da Internet:

Classificação da Categoria com votos da internet

Juri Especializado:

Classificação do Juri Especializado

Escolha dos Jornalistas:

Classificação Escolha dos Jornalistas

 

Sem o apoio de cabos eleitorais e funcionários que ficam na internet votando nas enquetes, o Capitão Augusto está distante de ser o 5º melhor deputado federal.

Acesse a matéria no site do Congresso em Foco clicando aqui e confira você mesmo todos os resultados.

 

 

Rafael Dantas

Editor e fundador do Jornal Contratempo, geógrafo e entusiasta da mídia colaborativa.