Encontro da APEOESP debate o tema “Qualidade na Educação: políticas, enfrentamentos e desafios”

Marcos Corrêa

Na última sexta-feira, 01 de junho, a APEOESP promoveu o encontro “Qualidade na Educação: políticas, enfrentamentos e desafios”.

O encontro lembrou os 30 anos da greve da APEOESP, em 1978, que aconteceu durante a ditadura militar que estava em vigor no Brasil e conquistou, na época, o reajuste salarial de 20% para os educadores. O grande marco na luta e conquista dos professores do estado de São Paulo foi motivo de reflexões para os participantes, que lembraram: os eventos históricos e a atualidade estão interligados de forma intrínseca.

Um dos palestrantes foi Roberto Carlos Massei, historiador, professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e militante da APEOESP em Ourinhos. No início dos anos 1990, Roberto participou da implantação da subsede na cidade.

O encontro contou também com Luiz Bosco, professor da FIO, psicólogo, engajado em diversas frentes que promovem uma sociedade humana e fraterna. Durante a palestra, as falas de Roberto e Luiz foram de aprofundamento e reflexão sobre a luta necessária para que avanços no setor educacional sejam construídos de forma participativa e inclusiva.

Além dos professores, houve a presença marcante de vários outros setores de Ourinhos e região, solidários com a luta maior de toda sociedade. Manifestada pela fala dos participantes, a percepção geral é sobre a preocupação com o desafio em manter acesa a luta coletiva dos trabalhadores, tanto no campo da educação, quanto nos demais.

Os participantes concluíram que os momentos proporcionados pelo encontro devem se repetir como fator impulsionador das lutas coletivas, autônomas e libertárias. Refletir sobre o passado nos faz compreender a importância da luta atual e emancipatória dos trabalhadores.