Fuligem invade casas de Ourinhos e provoca sujeira na cidade

Moradores reclamam nas redes sociais sobre o incômodo

A discussão acerca das queimadas ainda gera muita polêmica. Na tarde deste domingo, 24, e desta quarta-feira, 27, uma chuva de fuligem invadiu a cidade e trouxe a “neve negra” para dentro da casa dos moradores de Ourinhos. Inúmeros relataram o ocorrido pelas redes sociais. Ainda pior que a sujeira causada pelas queimadas é seu estrago no organismo. Apesar da previsão de chuva para a região, o tempo ainda está seco e provoca inúmeros problemas respiratórios, ainda mais com a poluição através das fuligens.

No estado de São Paulo foi realizado um acordo entre Governo estadual e o setor sucroenergético com diretrizes para a cessão total das queimadas de cana antes do prazo estabelecido por lei. Segundo nota da Cetesb, “os prazos mais restritivos estabelecidos no protocolo foram os anos de 2014 para áreas mecanizáveis e de 2017 para áreas não mecanizáveis, prazos muito menores se comparados aos previstos na legislação estadual que regulamenta a atividade no Estado, respectivamente, 2021 e 2031.”

Em depoimento, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Sérgio Gaspar, diz não poder afirmar se as queimadas são legalizadas no Paraná. Na cidade de Ourinhos houve apenas um foco médio de incêndio nos arredores da Estrada Ferro Velho Cruzeiro, que contou com o apoio de diversas entidades (bombeiros, defesa civil e o apoio da Raizen) para controlá-lo, porém ele dificilmente foi o causador da fuligem que também apareceu ontem.

“Essa queimada do final de semana não originou nos arredores do município de Ourinhos, mas com o vento intenso pode ter vindo de outras cidades da região”. Ele ainda afirma que a Usina São Luís já tem todo o maquinário para colher cana sem precisar atear fogo nela. Por mais fácil que seja acusar as usinas paulistas, as queimadas que estão incomodando cidadãos ourinhenses são de outra origem e a mais provável é nosso estado vizinho, o Paraná.

Por lá, a regulamentação para findar com as queimadas de cana também já tem um prazo estabelecido: 31 de dezembro de 2025 para mecanizar toda a produção.

Os prejuízos à saúde e ao meio ambiente

O pesquisador em História e Meio Ambiente, Professor de História na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Roberto Massei, explica que as queimadas são extremamente danosas à sociedade: “A queima da cana permite que ela fique limpa, facilite o corte e aumente a produção. O prejuízo para a saúde, entretanto, é enorme. Crianças até cinco anos e os idosos são os mais prejudicados. Segundo Paulo Saldiva (médico que coordena um grupo de estudo na USP sobre as consequências da queima de biomassas na saúde) vários problemas circulatórios e respiratórios são desencadeados, como aumento dos casos de asma, irritação da garganta e nariz, inflamação dos ouvidos, queda de imunidade, ou seja, o impacto é enorme na população”.

Além dos problemas de saúde, a queima oferece riscos à preservação do meio ambiente, mesmo dentro da cidade. “Colocar fogo no quintal ou no lixo domiciliar pode gerar muitos riscos, pois o fogo pode se espalhar e causar danos materiais. Já do ponto de vista ambiental, toda e qualquer ação humana produz algum tipo de consequência no ambiente, seja rural ou urbana. Alguns casos é possível observar pessoas ateando fogo a materiais como plásticos, que é extremamente danoso, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente” – finaliza o pesquisador Roberto Massei.

A sujeira de toda uma cidade

            Numa enquete realizada no grupo de Facebook “Classificados Ourinhos S/extorsão”, perguntamos quem ficou com a casa suja por causa da fuligem e quais são os bairros que moram. A postagem teve mais de 300 curtidas (até o fechamento da matéria) e cerca de 160 comentários. E todos dizendo que suas casas ficaram infestadas com a “Neve Negra” que veio no domingo, 24 de setembro, pelo ar. Confira abaixo os bairros que sofreram com os resquícios das queimadas:

Jardim América

Jardim Anchieta

Jardim Bandeirantes

Vila Boa Esperança

Jardim Brilhante

Centro

CDHU

Vila Christoni

Jardim Colorado

COHAB

Conjunto Habitacional Orlando Quagliato

Jardim Cristal

Jardim Eldorado

Jardim Esmeralda

Jardim Estoril

Jardim Europa

Jardim Flamboyant

Vila Matilde

Jardim Mercantil

Parque Minas Gerais

Vila Moraes

Vila Odilon

Jardim Ouro Verde

Jardim das Paineiras

Jardim Paulista

Vila Perino

Jardim Quebec

Jardim Santa Fé

Jardim Santa Felicidade

Jardim Santos Dummont

Vila São Silvestre

Jardim São Judas Tadeu

Vila Soares