Grupo de teatro CALATE O, de Ourinhos, arrecada fundos para participar de Jornada na Patagônia

Criado no início desse ano, o CALATE O  (Cartografia Latinoamericana de Teatro do Oprimido) foi convidado a fazer parte da I Jornada de Pedagogia e Teatro do Oprimido da Patagônia.

O grupo realizará apresentações e oficinas de Teatro do Oprimido e Dramaturgia Rural, “uma técnica que possibilita a criação da Cena Fórum com crianças. Ela estabelece relações entre a Pedagogia e Teatro do Oprimido, contribuindo com o desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantil na perspectiva de insurgir contra o modelo hegemônico, traduzindo as urgências dos oprimidos no caminho da libertação e da construção de outra sociedade”, segundo o CALATE O.

Para realizar a viagem, o grupo disponibilizou uma vaquinha online para angariar fundos! Além disso, eles estão produzindo livretos com Contos do Estado de São Paulo para que as pessoas possam ajudar a atingir o valor necessário da viagem e demais gastos.

Saiba como ajudar aqui!

Confira um pouco mais sobre o grupo:

O grupo CALATE O (Cartografia Latinoamericana de Teatro do Oprimido) surgiu após a realização do “Encontro de Teatro do Oprimido: Dramaturgia Rural e outras poéticas da educação”, em parceria com a UNESP – Campus de Ourinhos e com a Prefeitura do Município de Ourinhos. A partir dai o grupo organizou oficinas nas Escolas Públicas da cidade, participando das semanas de Cultura Indígena e Cultura Africana em parceria com o coletivo Slam Subversão (Coletivo de Poetas de Ourinhos) e atuou na elaboração de um livro coletânia. O coletivo faz parte do Movimento de Dramaturgia Rural, corrente do Teatro do Oprimido que desenvolve jogos e técnicas teatrais para crianças. A técnica será apresentada e aplicada na I Jornada de Pedagogia e Teatro do Oprimido da Patagônia.

Apresentação do grupo no Festival de Dança de Ourinhos
Apresentação na Semana de Liberdade Criativa, UNESP – Assis