II Encontro de Flautistas de Santa Cruz do Rio Pardo acontece entre os dias 08 e 11 de fevereiro

Será realizado entre os dias 08 e 11 de fevereiro, o II Encontro de Flautistas de Santa Cruz do Rio Pardo. O encontro é organizado pelos professores de flauta Cecília Camargo e Pereira da Silva, do Projeto Aprendizes de Sodrélia e do Centro Cultural Special Dog e tem por objetivo fomentar a cultura na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, oferecendo aos participantes e a população, momentos para apreciar a música erudita e despertar novos artistas.

Durante o encontro os participantes terão aulas e apresentações especiais com artistas renomados como os flautistas Leonardo Faria, Edson Beltrami e Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira o Toninho Carrasqueira. Estarão também presentes os pianistas Heloísa Fernandes e Éder Giaretta.

Uma novidade deste ano é que, nos dias que antecedem ao encontro, 6 e 7 de fevereiro, será realizado um concurso de flautistas. Estes concursos eram comuns antigamente descobriam novos talentos e artistas, e está a grande motivação para a realização de um evento como este aqui na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo que também irá homenagear o flautista João Dias Carrasqueira, pai de Toninho Carrasqueira.

As apresentações, no período da noite, serão realizadas no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto e abertas a população da cidade.

Associação Aprendizes de Sodrélia

A Associação Aprendizes de Sodrélia, pessoa jurídica sem fins lucrativos, localizada no distrito de Sodrélia em Santa Cruz do Rio Pardo, e que realiza o trabalho com a linguagem musical desde 2003 e registro no CNPJ desde 2009.

O trabalho musical é realizado em Sodrélia onde a população local é de famílias de baixa renda formadas por trabalhadores rurais, e por não existir opções de lazer ou oportunidades de crescimento cultural no distrito. No início eram poucos participantes, e já após um ano o número de interessados aumentou muito. Aos poucos outros profissionais foram agregados à proposta, e com grande apoio da comunidade popular local e de Santa Cruz do Rio Pardo. Durante anos a Associação se manteve com recursos de campanhas comunitárias como almoços, rifas ou doações que ajudaram a financiar as despesas para a manutenção do projeto.

O projeto nos anos anteriores teve muitas realizações de eventos como a apresentação do Grupo Orquestral SODRESP, em adesão a OSESP, que por 4 anos realizou-se apresentações nos espaços culturais de Sta. Cruz do Rio Pardo. Em 2013 e 2014 também realizamos o 1º e 2º Festival de Percussão, sendo que em 2014 participaram polos do Projeto Guri de 10 cidades vizinhas de Sta Cruz como Ipaussu, Ourinhos, Marília, Salto, etc. como também outras Associações da cidade, que no final participaram mais de 300 jovens em Sodrélia.

No final de 2014 a Associação Aprendizes de Sodrélia junto com a Empresa Special Dog realizou a 1ª Cantata de Natal de Santa Cruz do Rio Pardo, no prédio hoje do Centro Cultural Special Dog.

Realizamos em janeiro de 2016, exatamente nos dias de 13 a 16, o 1º Encontro de Flautistas de Santa Cruz do Rio Pardo. Evento este que trouxe professores de renome para mais uma realização musical cultural, de onde a mais de 10 anos, num local nem mesmo conhecido, foram plantadas as primeiras sementinhas musicais.

O projeto Aprendizes de Sodrélia, para este evento terá o apoio do Centro Cultural Special Dog, da Prefeitura Municipal, da Secretaria da Cultura de Santa Cruz do Rio Pardo.