Inadimplência mostra sinais de queda, diz Boa Vista

Uma boa notícia foi divulgada recentemente pela Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). De acordo com os dados nacionais do sistema, a inadimplência do consumidor caiu 3,8% em maio. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,4%. Na avaliação acumulada no ano a inadimplência caiu 0,2%.

Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu crescimento apenas na região Norte (0,3%) e queda nas demais regiões, com Centro-Oeste variando -0,1%, Nordeste -1,1%, Sul -2,9% e Sudeste -5,2%.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, Diógenes Correa Leite, as adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, fator que inibiu o consumo. “Como consequência da redução dos negócios concretizados, houve também a diminuição dos índices de inadimplência”, avaliou.

Segundo especialistas da Boa Vista, com a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável da inadimplência em 2017.

Comentários no Facebook