Lucas Pocay anuncia novo secretário da cultura de Ourinhos

Na última segunda-feira, 12, o prefeito Lucas Pocay anunciou a nova gestão da Secretaria da Cultura de Ourinhos. O novo responsável pela área na cidade é Gustavo Tanus Martins, mestre em pedagogia pela UFSC, formado em Naturologia Aplicada e especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial e em Medicina Chinesa e Acupuntura.

Fraudes na Secretaria da Cultura — Em 2018, Ourinhos assistiu a abertura de uma CPI para investigar denúncias de corrupção na área da cultura da cidade. Em março, o ex-secretário da cultura, Rodrigo Donato, figura conhecida na área em Ourinhos, foi denunciado por participar de um sistema de desvio de verbas junto com o ex-diretor da Escola Municipal de Música de Ourinhos, Paulo Flores. Na época, conversas por WhatsApp que mostravam as fraudes foram divulgadas na internet e na Câmara dos Vereadores. Ambos foram afastados de seus cargos. (Leia a notícia de março: “abertura da CPI da Cultura é aprovada”).

As atividades na área da cultura sempre foram um marco de Ourinhos. Tradicionalmente, o Bailado e a Escola de Música, promovem, gratuitamente, oportunidades e acesso às artes e cultura pouco comuns na maioria dos municípios brasileiros. A escolha ideal da administração é esperada pela população e crucial para manter e cultivar o crescimento desse patrimônio ourinhense.

Em nota, divulgada pela assessoria de imprensa da Prefeitura, o novo secretário da cultura disse que espera poder utilizar sua vivência e conhecimento para contribuir com a cidade que nasceu. Uma das metas de Gustavo em seu novo cargo é unir em especial duas áreas que tem domínio e identificação. “A cultura sempre foi presente na minha vida, sempre me interessou, apesar das minhas formações. Acredito que todos os diversos ramos da arte são significativos, principalmente para a educação. E eu vejo que a aposta principal pela conversa que tive com o Lucas é essa possibilidade de fazer a aproximação entre a cultura e educação. Por isso, estou aqui para somar da melhor forma possível.”