Vandalismo fecha duas Unidades Básicas de Saúde em Ourinhos

Duas Unidades Básicas de Saúde de Ourinhos, a UBS do Caic e da Vila Margarida ficaram fechadas nesta segunda-feira (27) de manhã por causa do vandalismo.

De acordo com a polícia, quando funcionários chegaram na UBS da Vila Margarida para trabalhar se depararam com a bagunça deixada pelos vândalos. Salas ficaram reviradas, equipamentos médicos e medicamentos foram jogados no chão e muitas caixas e cadeiras ficaram espalhadas pelos corredores.

Por conta da sujeita, o atendimento ao público foi suspenso e só voltou às 13h da tarde, depois que os funcionários conseguiram colocar tudo em ordem de novo. Segundo a polícia, nada foi furtado, mas a prefeitura registrou um boletim de ocorrência e disse que está providenciando um projeto de instalação de câmeras nos prédios públicos, além de uma central de vídeo monitoramento. A polícia informou que vai investigar o caso.

Unidades de Saúde tinham sistema de alarmes e monitoramento até final do ano passado

A reportagem do Contratempo apurou a informação que todas as Unidades Básicas de Saúde (inclusive as recém-inauguradas) de Ourinhos possuíam sistema de alarme e monitoramento por meio do contrato com uma empresa de segurança até o final do ano passado. A reportagem tentou obter a informação junto a secretaria municipal de Saúde se esse contrato está em vigência ou foi cancelado pela atual gestão, no entanto, até o fechamento desta matéria, não houve resposta.

Depoimento de usuária da UBS de Vila Margarida

O ato de vandalismo nas UBS’s da Vila Margarida e CAIC repercutiram nas redes sociais e em uma das postagens, uma usuária que foi a UBS da Vila Margarida na manhã desta segunda-feira, 27 e não conseguiu ser atendida, revela que ao menos, naquela Unidade de Saúde, o contrato de segurança com a empresa foi cancelado, fato que facilitou a ação dos vândalos. Leia abaixo:

“Hj as 7 da manhã ao chegar ao posto de saúde da Vila Margarida ..soubemos que vândalos entraram la e fizeram uma desordem total..e todos os pacientes foram dispensados pois não tinha condições de atendimento …obs..tinha guarda que ficava lá mas tiraram e colocaram o sistema de alarme de uma empresa (sem citar nomes) mas uma das funcionárias ligou nessa empresa e aí ficou sabendo que não há alarme,  pq a Prefeitura cancelou o contrato …..absurdo sim os vândalos destruírem a nossa Saúde que já não está tão bem ..mas pedimos.  Sr. Prefeito contrate segurança para o seu povo ..pq  hj foi várias pessoas embora sem atendimentos ….pessoas doentes inclusive minha Mãe que se encontra na UPA agora com suspeita de Dengue novamente ….Senhor Jesus olhe pelos seus filhos …”

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info