Quentinhas da Semana

Hoje(23/12) é um dia especial para o Jornal Contratempo, data em que estreamos nossa tão sonhada coluna de notas rápidas. O objetivo é falar da política local, do cotidiano, da economia, com um ar leve mas com informações precisas e baseado em fontes que vivem e respiram os bastidores do processo político de Ourinhos e região, trazendo para o leitor um modo atual de fazer jornalismo, seja na grande mídia por grandes nomes como o saudoso Paulo Henrique Amorim ou na própria mídia ourinhense, que já teve colunas semelhantes. A coluna  “Quentinhas” como o próprio nome diz, sairá toda semana, às segundas-feiras.

 

De “Zóio” na cadeira

Um papagaio tagarela anda dizendo pelas ruas de Ourinhos que o grupo de oposição ao prefeito Lucas Pocay deverá lançar a chapa Alexandre Dauage, o “Zóio” (vereador da atual base de apoio do prefeito) e Toshio ( ex- prefeito e maior adversário político de Pocay) nas eleições municipais de 2020. É esperar pra ver se esse papagaio foi treinado pra inventar mentiras ou se escutou ” seu dono” falar dentro de casa e saiu fazendo fofoca pela cidade.

 

De “Zóio” 2

Outros nomes que vem sendo apontados como possíveis pré-candidatos à sucessão de Lucas Pocay, são os do professor Róbson Sanches, que foi candidato nas eleições de 2016, e do “novato” Fernando Cavezale (foto ao lado), ex-secretário de Cultura na gestão da ex-prefeita Belkis Fernandes e autor do hino de Ourinhos, que teve sua pré-candidatura anunciada por um veículo de comunicação da cidade, no mês passado. Na ocasião, Cavezale, que foi candidato a vereador em 2016, afirmou  que deve buscar apoios em diversos segmentos da política ourinhense e que viria com objetivo de trazer uma nova proposta para a cidade.

Por outro lado, o PT que na última eleição municipal em 2016 teve como candidato Mário Ferreira, considerado por muitos o maior destaque positivo da campanha, deve definir no início de 2020, se terá candidatura própria ao cargo majoritário, ou  se apenas lançará candidaturas a vereador. Segundo fontes ligadas ao partido, mesmo que venha a lançar candidatura própria a prefeito, dificilmente Mario Ferreira se candidatará ao cargo novamente.

 Associação (do prefeito) do Jardim Matilde

Moradores do Jardim Matilde notaram a passagem de um carro de som anunciando a inauguração das novas instalações do posto de saúde do bairro. O locutor chamava a população para participar do evento em nome da Associação de Moradores do Bairro. O problema é que ninguém sabe onde é a sede e quem faz parte desta associação. Alguns dizem que associação aparece a cada 4 anos em apoio à Pocay.

 

 

Na área, se derrubar é pênalti

O presidente do sindicato dos Eletricitários, André Paladino tem sido visto pela cidade em passeios corriqueiros e entre um café e outro, faz articulações políticas. Perguntado como está a política, costuma dizer: “Tô na área”.

 

 

 

A volta por cima

Demitido pelo então diretor da FIO, Bianor Colchesque, o renomado professor doutor Maurício Saliba resolveu empreender, e fundou o curso “Criar” e agora evoluiu para um cursinho Pré-vestibular, ironicamente da franquia do Colégio Objetivo.
E que está bombando diga-se de passagem…

 

Emprego: retomada ou voo de galinha?

Um dos maiores problemas que atingem o Brasil atualmente é falta de emprego para quem necessita pagar as contas e sobreviver. Amargando uma taxa de 12%, quase 13 milhões de brasileiros hoje não tem oportunidade manter o seu sustento com dignidade. Os dados divulgados na última sexta trouxeram boa notícia. Segundo o Caged, em novembro foram gerados mais de 99 mil empregos. Especialistas estão temerosos com o resultado  e alguns acham que pode ser apenas um “voo de galinha” por conta do final do ano e também da liberação dos saques do FGTS.

Seja um colaborador do “Quentinhas”

O leitor do Contratempo também poderá colaborar com o “Quentinhas da semana”, nos enviando mensagens sobre assuntos que julgar relevantes e que ainda não vieram a tona, tendo sua identidade preservada como fonte. Basta entrar no nosso Facebook e clicar no botão Enviar Mensagem (link: http://m.me/JornalContratempo).