×

Teatro Epidemia Prata na III Mostra O Lixo

Teatro Epidemia Prata na III Mostra O Lixo

AGENDA CULTURAL CONTRATEMPO

Karina  Zimmermann

Atriz, educadora, psicopedagoga.

 

EXPRESSÃO ARTÍSTICA: Mostra de Teatro

DATA: Hoje,23/04ás 21h

LOCAL: picadeiros virtuais da Circus: https://www.facebook.com/events/1127095534425221

 

VALOR: gratuito

 

Esta é a última semana de programação da III Mostra O Lixo, de Assis. Hoje teremos a participação da Companhia de Teatro Mungunzá de São Paulo com o espetáculo Epidemia Prata.

A peça traz uma costura entre duas linhas narrativas: a visão pessoal dos atores sobre os personagens reais que conheceram em sua atual residência na Cracolândia (São  Paulo), e o Mito da Medusa, que transforma pessoas em estátuas. Partindo desse mote, no desenrolar da narrativa, os atores vão, aos poucos, adquirindo a cor prata até estarem completamente prateados ao final do espetáculo. Repleto de imagens e predominantemente performático e sinestésico, o universo PRATA, no espetáculo, assume uma infinidade de conotações: sua cor é a cor da pedra de crack quando acesa, sua luz traz o brilho e a necessidade de ser visto por uma sociedade que ignora determinados guetos, sua designação é indicativo de riqueza, dinheiro. Transitando entre essas conotações, os atores realizam uma infinidade de performances que vão desconstruindo personagens estigmatizados pela sociedade e compartilhando a sensação de petrificação diante de tudo.

A Cia Mungunzá de Teatro nasceu em 2008 com a junção de artistas atrizes/atores apropriadas de múltiplas linguagens que queriam (re) pensar o panorama da arte/teatro contemporâneo no Brasil. A pesquisa abarca 3 vertentes: a estética contemporânea, a dramaturgia como encenação e o ato performático como atuação. A partir deste tripé nascem os elementos que vão constituir uma narrativa.
O grupo é composto por Leonardo Akio, Lucas Bêda, Marcos Felipe, Pedro Augusto, Sandra Modesto, Verônica Gentilin e Virginia Iglesias.

 

Logo após a apresentações haverá um bate-papo com a presença de Laura Basoli que é associada da Circus, analista em permanente formação, interessada nos tensionamentos entre psicanálise, psiquiatria, arte, política e cultura e Tassiani Carli, que é atriz e produtora cultural na Cia. Bornal de Bugigangas de Assis/SP.

Imagem: Circus – Circuito de Interação de Redes Sociais via evento do Facebook

You May Have Missed