Requerimentos sobre vacinação da Câmara de Ourinhos seguem sem resposta
Desde a segunda sessão desse ano de 2021 da Câmara Municipal de Ourinhos, 18 requerimentos com solicitações de inclusão de grupos para priorização na vacinação da Covid-19 foram apresentados pelos vereadores.
Alguns requerimentos se repetem e outros pedem priorização para grupos que não podem tomar vacina, como crianças. E ainda, outros requerimentos pedem vacina para grupos que já estão previstos como prioridade no Plano Nacional de Vacinação.
No entanto, dos 18 requerimentos apresentados e aprovados em plenária, somente um foi respondido, o 265. E a resposta saiu da Secretaria de Educação e não da Saúde, e está sem assinatura do responsável pela resposta. Parte da resposta declara que há “O Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a covid-19, elaborado pelo Ministério da Saúde, que estabelece uma ordem de vacinação para os grupos prioritários”.
E quem é o pai do requerimento?
Com a inclusão pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 na atualização feita em 28 de abril, das pessoas com síndrome de down e dos Trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, foi iniciada no município a vacinação desses grupos.
No entanto, ao que parece, alguns vereadores estão chamando para si as glórias desse feito. Foram apresentados requerimentos por diferentes vereadores com essas solicitações, e todos estão sem resposta até a presente data. Vale reforçar, que a inclusão dos novos grupos se deu na esfera nacional e o município vem cumprindo, não cabendo a nenhum vereador usar o fato como conquista.