Conheça o trabalho dos músicos do Duo Correnteza, de Ourinhos
O “Duo Correnteza”, de Ourinhos, vem se destacando na região com seu trabalho de música instrumental. Constituído de violão e guitarra, foi formado em meados de 2022 pelos músicos André Gustavo (Guitarra) e Matheus Faria (Violão). Batemos um papo com eles para saber um pouco mais do seu trabalho.
– Por que “Duo Correnteza”?
Matheus: O nome foi sugestão do André, baseado em algumas coisas que pensamos e também sob influência da música “Correnteza”, de Tom Jobim e Luiz Bonfá. Refletimos um pouco e logo decidimos que seria este mesmo.
– Quem teve a ideia da formação do Duo?
André: O convite veio do Matheus. Um dia passei na casa dele pra deixar uma corda de violão que ele precisou com uma certa urgência e, na ocasião, conversamos a respeito de algumas vontades e ideias musicais. Na semana seguinte já estávamos tocando…
– Quais as influências de cada um dentro da música?
Matheus: É difícil falar sobre isso… tem muita coisa, violão erudito, brasileiro, jazz, música instrumental brasileira, música de concerto…
André: As referências são variadas. Tenho várias referências… A primeira grande referência que tive foi Antônio Carlos da Silva, meu pai. Entre outras, posso citar alguns nomes do jazz, música instrumental brasileira, compositores brasileiros, do jazz contemporâneo, tais como: Tom Jobim, Joe Pass, Barney Kessel, Sylvain Luc, Mike Moreno…
– Como surge a ideia para cada composição? Qual a inspiração de vocês?
André: A inspiração vem de tudo. Da vida, da natureza, do contato com o mundo, com as pessoas, do contato com a própria música… Ela vem de forma veemente e ela é repentina, natural, expressando um sentimento, uma lembrança, um bom momento etc.
– Qual o sentimento que vocês tem com a música instrumental ?
Matheus: É difícil nomear um sentimento em específico. Tenho muito amor, respeito, cuidado, carinho, devoção, não só pela instrumental, mas pela música e por tudo o que ela é, pelas coisas e pessoas que ela colocou na minha vida… Cada pessoa pode ter um motivo que te faz arrumar as malas e sair em busca de alguma coisa, algum norte, o meu tem sido a música e acho que é isso…
– Uma definição de música para vocês?
A música é uma filosofia de vida para o Duo. Através dela conseguimos expressar nossos sentimentos, emoções, nossa verdade e podemos transmitir tudo aquilo que acreditamos a todos.
– Vem álbum autoral futuramente? O que podemos esperar?
Para o futuro, temos expectativas positivas em relação à gravação de um disco. Estamos pleiteando tal questão há um certo tempo e estamos nos preparando e verificando possibilidades para tal.
– Quais as próximas datas do Duo ?
As próximas datas são: 06/04 e 22/04, ambas em Piraju.
– Quais as redes sociais para as pessoas acompanharem o trabalho de vocês
Duo correnteza: https://instagram.com/duocorrenteza?igshid=YmMyMTA2M2Y=
(@duocorrenteza)
Matheus Faria: https://instagram.com/o.matheusfaria?igshid=YmMyMTA2M2Y=
(@o.matheusfaria)
André Gusttavo: https://instagram.com/andregusttavogtr?igshid=YmMyMTA2M2Y=
(@andregusttavosilva)
Entrevista: Daniel Móvio
Revisão: Luiz Bosco