Neurocientista é barrado na portaria de hotel cinco estrelas
No Seminário Internacional do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, o palestrante Carl Hart, professor associado de psicologia e psiquiatria da Universidade de Columbia, foi barrado pela segurança do hotel cinco estrelas Tivoli Mofarrej, que sedia o fato. A organização do Instituto teve que se mobilizar para autorizar a sua entrada no hotel.
Carl Hart é negro e veio a São Paulo palestrar sobre a guerra às drogas e como ela é usada para marginalizar e excluir parte da população. Antes de se tornar um cientista respeitado, com três pós-doutorados, e um dos maiores nomes sobre o estudo de drogas, era usuário de crack. Ele decidiu tornar-se especialista nos efeito do crack para entender como a droga tinha destruído sua comunidade. E virou um neurocientista.
Ao começar sua fala, provocou as mais de mil pessoas que estavam no auditório: “Olhem para o lado, vejam quantos negros estão aqui. Vocês deviam ter vergonha”. Não havia nenhum negro na plateia.
Para Sérgio Salomão Shecaira, Presidente da Organização do Seminário, o fato evidencia racismo: “é bom que para mostrar como vivemos em um país racista” – disse, revoltado.
Em nota, Hotel afirma ser contra discriminação
Em nota ao Justificando, o Hotel Tivoli São Paulo afirmou que seus funcionários recebem treinamento, além do hotel repudiar qualquer forma de discriminação.
Confira nota completa:
O Tivoli São Paulo – Mofarrej tem como objetivo e hábito receber hóspedes e clientes de diversos países e em variadas ocasiões.
O hotel afirma que seus funcionários recebem treinamento constante para manter o alto padrão de serviço, para bem atender seus clientes garantindo qualidade, segurança e discrição.
O Tivoli São Paulo – Mofarrej proíbe a discriminação em virtude de raça, sexo, cor, idade, religião, orientação sexual ou quaisquer outras formas de discriminação.
Como política o hotel não barra seus clientes, visto que possui diversos pontos de venda e espaços de evento, mas constantemente aborda todos os frequentadores para direcioná-los corretamente aos seus destinos. O hotel reforça que é absolutamente contra qualquer forma de discriminação.
Fonte: Justificando