×

Alguns vereadores são positivados com Covid-19 em Ourinhos

Alguns vereadores são positivados com Covid-19 em Ourinhos

Diante destas contaminações, o presidente da Câmara Municipal decidiu restringir o atendimento e funcionamento do local

 

Juliana Neves

 

No dia 16 de junho, o Jornal Contratempo divulgou a informação que chegou até a nossa equipe sobre os vereadores Fernando Rosini (Furna Beco da Bola -DEM) estar infectado com Covid-19, Éder Júlio Mota (MDB) e Carlos Alberto Costa Prado (Carlinhos do Sindicato-MDB) apresentaram testes e Cícero de Aquino (Cícero, o investigador-Republicanos), Valter do Nascimento (Latinha-PP) e Giovanni Gomes de Carvalho (Gil Carvalho-PL) já tiveram Covid-19.

Diante desta informação, o presidente da Câmara Municipal, Santiago de Lucas Angelo (DEM), nos disse que “quem apresentou atestado foi o Eder e Furna. O Carlinhos está gripado e fez o teste de Covid-19 e o resultado foi negativo. Se não me engano o Gil, Latinha, Borjão e outros vereadores já foram infectados com a doença. Inclusive, na quarta-feira que antecedeu o feriado, eu fechei o local para a realização de uma sanitização em toda a estrutura. Em todas as salas, maçanetas, dentro e fora”, explica Santiago. Além de informar que poderia antecipar o recesso, porém é um assunto que estava em estudo.

No dia 18 de junho foi confirmado para o Jornal Contratempo sobre o Carlinhos do Sindicato estar, realmente, com Covid-19. Pois recebemos a informação de que o vereador estava internado no Hospital Covid com 50% do pulmão comprometido. Inclusive, seu assessor também estaria com a doença advinda do coronavírus.

Dois dias depois, um veículo de comunicação publicou que o estado de saúde de Carlinhos havia agravado e estaria aguardando por uma vaga em Unidade Terapia Intensiva (UTI). Portanto, em seu perfil do Facebook, o vereador Guilherme Andrew Gonçalves da Silva (Guilherme Gonçalves – PODE) publicou dizeres pedindo ajuda por uma vaga na UTI para o colega vereador.

“Não estou aqui pedindo vaga ao vereador Carlinhos do Sindicato, estou pedindo vaga ao meu amigo Carlos Alberto Costa Prado, assim como também implorei a toda região por pessoas que ao menos conhecia por amor. O direito a saúde e lutar dignamente pela vida é todos!”, dizeres da publicação do vereador Guilherme.

A divulgação do vereador na sua página do Facebook (Foto: Facebook Guilherme Gonçalves)

Na data de ontem, 22 de junho, a redação do Jornal Contratempo foi informada que Carlinhos está na UTI da Santa Casa desde ontem, 21 de junho (segunda-feira). Além de Éder e Raquel Spada (SPD) terem sidos positivados para Covid-19, Furna recuperado da doença e Nilce Araujo Garcia (Nilce, protetora dos animais – PSD) estar com sintomas.

É importante salientar que recebemos a informação que durante as Sessões da Câmara nem todos os vereadores utilizam de máscara. Isto é, o comportamento durante as sessões, o posicionamento em mídias sociais e a presença entre a população em relação ao que se deve ser feito por todos, de alguns, é incoerente. Até porque não utilizam de máscaras e muitos que apoiam o atual governo e o tratamento precoce pedem por priorização da vacina, e depois usam isto como discurso populista.

E em contato com a vereadora Raquel, ela confirmou estar positivada para Covid-19. “Estou bem na medida do possível. Estou com dor de cabeça, nariz trancado, os remédios são muito fortes e sinto mal-estar, como a fraqueza, mas estou reagindo bem. O meu primeiro teste fiz no sábado retrasado, dia 12, e o segundo na última quarta-feira, 16, e os resultados dos dois foi negativo. Porém, na segunda-feira (21) realizei outro teste e deu positivo. A minha recuperação depende do andamento da situação e de todo protocolo médico”, conta a vereadora.

Em entrevista, Nilce explicou que “no meu caso foram reações da vacina. Tomei a primeira dose no dia 16 e cheguei a ficar de cama por dias, muito calafrio, afetou meus ouvidos e inflamou minha gengiva. Também fui até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na segunda-feira (21) e estou melhorando gradativamente”.

Por fim, o vereador presidente da Câmara, Santiago, contou que adotaram a medida de restringir o atendimento e o funcionamento de toda a estrutura e os servidores continuam à disposição do Legislativo trabalhando também em home office. E acrescenta que “estamos estudando a possibilidade, talvez e não vejo como bons olhos, de antecipar o recesso e cada dia é um cenário diferente, avaliando constantemente como vamos proceder. Iremos tomar a melhor procedência para proteger os colaboradores, os vereadores e o público que vai até a Câmara para ser atendido”, finaliza Santiago.

 

Imagem capa: print do vídeo do Youtube da última sessão da Câmara Municipal

You May Have Missed