×

Etec Ourinhos desenvolve projeto de sustentabilidade em parceria com a Unesp e Universidade de Lisboa

Etec Ourinhos desenvolve projeto de sustentabilidade em parceria com a Unesp e Universidade de Lisboa

O projeto recebe o nome de Nós Propomos! Ourinhos: cidade sustentável e uma das atividades foi um concurso de logo para o projeto

 

Juliana Neves

 

A Escola Estadual Técnica (Etec) de Ourinhos está desenvolvendo o projeto Nós propomos! Ourinhos: cidade sustentável (2020-2021) em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) do município e com a Universidade de Lisboa. É um projeto para desenvolver atividade de intervenção na cidade, com o objetivo de sustentabilidade ambiental.

Portanto, nos dias 15, 19, 20 e 21 de maio foi realizada a Semana de Ciências Humanas 2021 em que aconteceu o evento proposto pelos alunos da Etec relacionado ao projeto. O concurso do logo projeto Nós Propomos! entre os dias 21 até 28 de maio.

Imagem: arquivo pessoal

“Os participantes são os alunos da ETEC, em torno de 400 alunos, do Ensino Médio Regular e ETIMs de Informática, Edificações, Mecânica, Automação Industrial, Meio Ambiente, Desenvolvimento de Sistemas. A devolutiva até o momento foi no engajamento para produzir o logo e escolha. Agora vamos aguardar o segundo semestre para planejar os próximos passos. Os alunos, na Semana de Ciências Humanas, tiveram o detalhamento do concurso e foram orientados em como produzir um logo. Foram credenciados 37 logos e a votação foi feita através de um formulário disponibilizado para os alunos votarem virtualmente”, explica o professor Marcos Correa, responsável pelo projeto na escola.

E na data de ontem, 25 de junho, foi divulgado o resultado da logo campeã e mais as três mais votadas em um encontro virtual com professores e alunos da Etec Ribeirão Preto, pois já desenvolveram a mesma iniciativa. Sendo assim, o criador do logo ganhador foi Augusto Barbosa Avanzi do primeiro ano do ensino médio técnico de Meio Ambiente.

Em entrevista, o garoto afirma que a inspiração foi em ver os pais captando água da chuva para reuso em serviço doméstico, como lavar o quintal, carro e utilizar em plantas. Porque Ourinhos sofre com a falta de água e se todos fizessem um pouco como a família de Augusto, seria uma grande ajuda para racionalização e estariam colaborando com o meio ambiente.

“Quando decidi participar do projeto, pensei logo na cisterna, pois ouvi meus pais conversando sobre a utilidade. Pesquisando vi que em algumas cidades as empresas já investem nesse sistema de reutilização. Então, como o projeto tem o tema Nós propomos, resolvi desenhar a minha ideia propondo sobre a reutilização desse recurso tão precioso que é a água. O logo significa a proposta de uma cidade sustentável com projetos que incentivem a economia e reuso da água. O círculo verde é a letra inicial (O) da nossa cidade. A mão com o brasão de Ourinhos está como uma solução sendo proposta para a nossa cidade que, ao mesmo tempo, tem que estar apoiada e protegida por todos. A chuva no telhado é a natureza doando o recurso necessário para que haja desenvolvimento sustentável, se souberem reutilizá-la. E a cisterna é como a solução futura para nossa cidade e oportunidade para as casas e indústrias na preservação do meio ambiente, para um futuro melhor”, enfatiza Augusto.

A professora Márcia Cristina de Oliveira Mello, professora doutora da Unesp câmpus Ourinhos do curso de geografia e coordenadora do projeto, conta que há 12 anos coordena o Semana de Ciências Humanas nas escolas ao lado da Pró – reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Unesp (PROEX), tendo a Etec como parceira e o professor Marcos Correa como colaborador.

As atividades foram todas remotas (Foto: arquivo pessoal)

Ao ser questionada sobre a parceria com a Universidade de Lisboa, a professora foi assertiva ao dizer que “desde 2011, o professor Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa, reúne projetos brasileiros e portugueses para o desenvolvimento de atividades em rede, em torno do Projeto Nós Propomos! cidadania e inovação na educação geográfica. Este ano a UNESP Câmpus de Ourinhos passou a integrar o projeto da Universidade de Lisboa. Assim, foi possível iniciar um projeto “Nós Propomos!” no município de Ourinhos, sob minha coordenação. O projeto é chamado Nós propomos! Ourinhos, cidade sustentável. O ponto de convergência entre as instituições é, portanto, de promoção da cidadania ativa. Com o principal objetivo de identificar, pesquisar e apresentar propostas de resolução de problemas territoriais à escala urbana, por parte dos alunos da ETEC, com auxílio de alunos da graduação em Geografia da UNESP. Pretende-se estimular e contribuir na promoção de uma efetiva formação cidadã”.

Por fim, a expectativa é que os alunos da Etec possam levantar mais problemas enfrentados no cotidiano, por exemplo a acessibilidade e a coleta de lixo. Afinal, em cada levantamento, os alunos farão estudos e buscarão por propostas de solução com o objetivo de amenizar os problemas de Ourinhos. Assim, o município cada vez mais será sustentável.

You May Have Missed