Ourinhos transfere pacientes de coronavírus para Tupã

A razão da transferência hospitalar é da ocupação máxima dos leitos de UTI no município

 

Juliana Neves

 

As cidades do centro-oeste paulista estão com o registro de capacidade máxima para receber os pacientes de Covid-19. Um dos fatores para que os hospitais estejam esgotados são as transferências hospitalares de pacientes de municípios menores para outras cidades da região.

Afinal, os casos de coronavírus e internações estão em uma rápida crescente. Os últimos dados do centro oeste-paulista confirmam este aumento da doença com 12 mortes e mais de 700 novos casos em 24 horas.

A região de Bauru, a maior cidade do conjunto de municípios centro-oeste paulista, registra 72% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19 de ocupação. Já a região de Marília, é de 96% de ocupação.

Em Tupã, município que faz parte do Departamento Regional de Saúde de Marília, registra mais de 50% dos pacientes internados na Santa Casa são de origem das cidades menores da região.

De acordo com a prefeitura, descrita na divulgação do site G1, explica que o percentual dos pacientes hospitalizadas, em relação aos 20 leitos que possuem destino para os pacientes de coronavírus, é de 85% sendo 30% de Tupã e 55% da região. Isto é, três são de Ourinhos, dois de Queiroz, dois de Parapuã, um de Rinópolis, um de Arco-íris, um de bastos e um de Ibirarema.

Situação preocupante para Ourinhos, pois demonstra ocupação de 100% dos leitos de UTI’s na Santa Casa desde o início de dezembro. E, com isso, precisou transferir os pacientes para Tupã mesmo com a distância de duas horas de viagem.

 

Fonte: G1

Foto: TV TEM/ Reprodução

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info