Harmonização de cerveja!
Saio pra comer, que cerveja devo pedir? Essa duvida é bem comum, acredite. Mas não se preocupe. Existem macetes bem simples que podem te ajudar a escolher a combinação perfeita.
Vamos começar pelo básico: existem três formas de você buscar a harmonia entre seu prato e sua cerveja:
- Semelhança: o sabor da cerveja se aproxima ao da comida.
- Contraste: a cerveja se opõe ao gosto da comida, criando uma sensação nova na boca.
- Corte: vai limpar o paladar para o próximo prato ou mordida.
Se você ta procurando a semelhança entre sua cerveja e seu prato, aqui vão algumas sugestões:
Primeiro, quanto mais escura a comida, mais escura a cerveja. Segundo, quanto mais leve a comida, mais leve a cerveja ( e vice-versa). Terceiro, se a comida for muito picante ou condimentada, vá de cervejas mais amargas. Quarto, quando em Roma, faça como os romanos. A regionalidade dos pratos e das cervejas é um guia perfeito (os alemães são bons exemplos disso).
Vou fazer um churrasco, o que levo? E não levo? Vai comer algo muito pesado, evite cervejas pesadas como uma weizenbier. Fica com uma IPA ou APA que fornecem um contraste bem gostoso a sua refeição. Se você gosta de uma cerveja com mais pegada, vai de Bock. Um estilo mais alcoólico que tem uma semelhança bem legal com a carne vermelha. E as pizzas? Depende muito do recheio. A pilsen ou american lager é uma pedida certa. Mas pizzas mais condimentadas (calabreza, bacon) abrem espaço até para as dry stouts e black IPA.
Recentemente preparei um jantar bem interessante para testar uma harmonização. E deu certo: macarrão ao alho e óleo com filé de merluza grelhado. Usei uma cerveja de trigo bem saborosa, com notas de gengibre. A combinação foi perfeita. Massas e peixes combinam bem com cervejas de trigo.
E pasmem…é possível harmonizar cerveja com doces! Aqui eu vou deixar você leitor curioso! Leia nosso artigo sobre cervejas pretas, vai gostar!