Conferência Regional de Cultura começa hoje no auditório da Estácio
Programada para acontecer nesta 3ª e 4ª feira (24 e 25/10) a Conferência Municipal de Cultura, ampliou a finalidade do evento estendendo a conferencia para participação da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O encontro que se realizará no auditório da faculdade Estácio de Sá na Avenida Luiz Saldanha Rodrigues às 19 horas, pretende reunir pessoas que atuam no setor cultural e autoridades da área, tornou-se Conferência Regional de Cultura.
A ampliação do congresso visa possibilitar que outros municípios da região possam realizar suas conferências em conjunto, utilizando a estrutura e organização local unificando as pautas.
Segundo o secretário de Cultura de Ourinhos Vinicius Costa, a Conferência Regional de Cultura funcionará nos mesmos moldes da Conferência Municipal, como um instrumento democrático de participação, reflexão, avaliação e planejamento de políticas públicas para a cultura.
“É de forma simples, um encontro com participação social, na qual ocorre diálogo e articulação entre os governos municipais e a sociedade civil para analisar a área cultural no município e região e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas”, disse o secretário ao Contratempo.
As Conferencias (Municipal, Estadual e Nacional) fazem parte das estratégias do SNC (Sistema Nacional de Cultura), é um desafio proposto pelo Governo Federal que, a partir do nível Nacional são determinados assuntos importantes para a construção de políticas públicas no setor , tanto em âmbito municipal e estadual.
De acordo com o secretário a conferencia irá tratar 6 eixos estipulados pelo Governo Federal além de eleger delegados que irão representar a região (municípios participantes) na Conferencia Estadual e até representar São Paulo na Conferência Nacional.
Quais são esses eixos?
1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social
3 – Identidade, Patrimônio e Memória
4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais