Empíricos para Brincar de Conrado Zanotto

AGENDA CULTURAL CONTRATEMPO

Karina  Zimmermann

Atriz, educadora, psicopedagoga.

 

EXPRESSÃO ARTÍSTICA: Instalação em praça pública

DATA: Instalação permanente com ativação a partir de atividades propostas.

(Foto)

LOCAL: Praça das Corujas | Força e Luz

 

O trabalho proposto deriva de uma série de esculturas desenvolvida a partir de 2017, intitulada “Empíricos”. Esta série consiste em gestos materializados, onde todo o processo de modelagem manual exige interações contingentes entre as partes, elaboradas com base no princípio da coexistência.

O Empirismo é considerado uma atitude de quem se atém a conhecimentos práticos, uma teoria segundo a qual os repertórios provém de experiências, voltadas para ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção.

A instalação proposta em praça pública, foi construída a partir de materiais naturais, com formato, cores e texturas integradas a um elemento do local – uma árvore. A composição revela um lugar imaginário que remete ao passado primitivo da cultura de cada um, em contraponto aos aspectos políticos contemporâneos implícitos no ato de construir, com todas problemáticas das cidades e por consequência da sociedade como um todo.

 

As praças públicas de Ourinhos são lugares de lazer, descanso e convivência, arborizados e com muitas sombras. O projeto aposta no enriquecimento deste espaço com esta obra que será disposta como um equipamento urbano, em forma de grandes bancos e visto como brinquedos pelas crianças.  Além da atividade física, os participantes são instigados a pensar na estrutura da obra, como forma de desenvolver os aspectos cognitivos da percepção. A peça propõe uma integração ao espaço, promove o conforto e cria um lugar comum de convivência para piqueniques, rodas de música, leituras e conversas, um estímulo ao ato ancestral de transmissão de conhecimento oral.

A realização desta instalação em praça pública, com perfil de mobiliário urbano, feito com materiais sustentáveis como o hiperadobe (composição de terra crua, água, cimento e areia). O barro é uma das matérias-primas mais antigas e abundantes do mundo, presente hoje em construções sustentáveis contemporâneas. A instalação foi realizada com o máximo de materiais naturais possível, gerando o mínimo de impacto ecológico.

O conceito de permacultura tornou-se um sistema de design ligado à criação de assentamentos humanos ecológicos, socialmente justos e economicamente viáveis para a construção de uma maneira de ver o mundo cíclico e sustentável. A bioconstrução surge como uma maneira possível de trabalhar as três bases éticas da permacultura: cuidar da terra, cuidar das pessoas e cuidar do futuro.

 

FICHA TÉCNICA: Conrado Zanotto- Criação e execução

 

Este projeto foi financiado com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/20 – Lei de Emergência Cultural) em parceria com a Prefeitura de Ourinhos através da Secretaria de Cultura.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info