Hermeto Pascoal, o mago da música brasileira

Hermeto Pascoal. Foto: Wikimedia Commons

Por Daniel Móvio,

músico –

Hermeto Pascoal é sem dúvida um dos gigantes da Música brasileira para o mundo.

Ele que é um compositor, instrumentista e arranjador, tem sua história com a música desde criança, quando Hermeto conseguia reproduzir os mesmos sons dos pássaros, que ele ouvia em meio a plantação de algodão de seu pai.

Foi um dos primeiros músicos brasileiros a se apresentar no festival do Canadá “Montreaux Jazz Festival”, no ano de 1979. Hermeto tem uma capacidade incrível de criar músicas com qualquer objeto. Em seus shows ele usa uma chaleira, panelas, caixas de fósforos, copo d’água… Tudo em sua mão se transforma em música, pois Hermeto respira música.

Em seus 84 anos de vida, ele tocou com grandes nomes da musica como, Sivuca, Airto Moreira, Sizão Machado, Dominguinhos e até o trompetista Miles Davis.

Em sua jornada musical Hermeto nos deu até hoje 22 álbuns , sendo que o de 2019 venceu o 19°Grammy latino na categoria Melhor álbum de Jazz Latino.

Ourinhos recebeu o mago em 2011, em um show do XI Festival de Música, atraindo grande público e fazendo uma apresentação que não será esquecida por quem pôde estar presente.

Hermeto é sinônimo de orgulho para nós brasileiros por termos a honra de termos em nosso país um músico completo e talvez o maior do século XX.

Muito obrigado, Hermeto, por nos presentear com suas Obras! Apresentamos alguns discos dele que vale a pena sentar para ouvir:

1 – Quarteto Novo (1967)

2 – Hermeto (1972)

 3 –  Zabumbê-bum-á (1979)

4 – Só não toca quem não quer (1987)

5 – Cérebro Magnético (1980)

6 -Festa dos Deuses (1992)

7- No Mundo dos Sons (2017)

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info