Com duas composições pianista ourinhense Danilo Andrade é finalista da 40ª Fampop 2023
Este ano a Fampop vai distribuir mais de R$ 20 mil em premiação, realizado no Espaço Palazzo Garibaldi (Rua Donguinha Mercadante, nº 340, Jardim Paineiras), o festival iniciou-se na última 6ª feira, hoje e amanhã a partir das 20h, acontecerão as etapas finais com a escolha dos vencedores, no domingo (17) logo após a premiação a cantora e compositora mineira Ana Carolina fará o show de encerramento.
Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, a 40ª Fampop tem entrada franca com a doação de um quilo de alimento não perecível, este ano o festival integra as comemorações do 162º aniversário de Avaré, estância turística distante 120 km de Ourinhos. Além do 1º, 2º e 3 lugares, o festival vai premiar as categorias melhor música avareense, melhor letra, melhor intérprete e aclamação popular e melhor música instrumental.
Pianista ourinhense concorre com duas composições
Na categoria música instrumental o músico ourinhense Danilo Andrade de Melo é destaque com duas composições suas classificadas “Xaxados e perdidos” e “Flutuações”.
Danilo iniciou seus estudos de piano erudito em 1998 no Conservatório Musical Santa Cecília de Ourinhos, entre 2001 e 2002 estudou no Conservatório Musical “Dr Carlos de Campos” de Tatuí.
Concluiu sua formação acadêmica em 2008 com graduação em Piano na Universidade do Sagrado Coração em Bauru e atua no cenário erudito e popular com maior presença na região de Bauru cidade onde atualmente reside.
Sua trajetória profissional é composta por inúmeros trabalhos de música de câmara, duos com cantores e instrumentistas eruditos, pianista e professor. Nos últimos anos, buscou novas formas de apresentar o seu trabalho e reunindo elementos de sua ampla formação, voltou seu olhar para projetos que ocorriam no Brasil e fora dele.
Em 2020 foi finalista no Concurso Internacional Fidelio, de Composição para Piano de Madrid obtendo a segunda colocação na categoria Jazz/Impressionista com a Música “Prelúdio 1”. Concorreu com aproximadamente 60 compositores de mais de 30 países.
No mesmo ano, sua peça “Duo para Glissotar Solo” foi selecionada para gravação pela Fundação Sonus de Música Contemporânea da Hungria.
Também em 2020, foi convidado para Interpretar a peça Batuque (piano e orquestra) do compositor bauruense Miguel Ruiz no encerramento do 2º FIMUB (Festival Internacional de Música de Bauru) sob regência de Jean Reis.
Em 2022, realizou dois concertos intitulados “Xaxados e Perdidos” com composições próprias em Witten (Alemanha) durante o Forúm Internacional de Euritmia.
Foi convidado para acompanhar a Orquestra de Sopros de Lençóis Paulista na Sala São Paulo em concerto.
Ainda em 2022, conquistou o primeiro lugar no 13º Concurso Fidélio de Composição para Piano de Madrid com sua música “Xaxados e Perdidos”, na categoria Jazz/Impressionista.