AC/DC, a banda que atravessa gerações

Talvez você já tenha ouvido a música mais famosa da banda AC/DC, “Back in black”, mas sua obra é uma das maiores da história do rock. A banda australiana se iniciou em 1973, com os dois irmãos escoceses Angus Young e Malcolm Young, na cidade de Sydney (Austrália) .

O nome da banda tem sua origem no fato de que os irmãos Young precisavam de um nome para a primeira apresentação da banda, então viram a inscrição Ac/Dc na máquina de costura  de sua irmã, Margaret Young. O significado é corrente alternada/corrente contínua.

No ano de 1975, o AC/DC lança seu primeiro compacto, “High Voltage”, que no ano seguinte teria lançamento internacional. Já em 1979, lançam o álbum que lhe daria mais destaque internacional: “Highway to Hell”.

Com este disco a banda começa se programar para sua turnê de maior expansão, até que em 19 de fevereiro de 1980 o então vocalista Bon Scott é encontrado morto. A morte foi causada por excesso de bebidas e drogas; com isso, o AC/DC deu uma pausa, pensando até mesmo em encerrar com a banda, quando decidem chamar o vocalista (ex Geordie) Brian Johnson.

Em julho de 1980, o AC/DC lança o álbum mais emblemático de sua carreira,  o indiscutível “Back in Black”. É o álbum de rock mais vendido da história e em segundo lugar como um dos mais vendidos do mundo, perdendo apenas para o “Thriller” de Michael  Jackson. Depois desse lendário álbum, Brian Jonhson se consolida como frontman da banda.

Ao todo o AC/DC tem em sua carreira 19 álbuns lançados, uma história incrível! Entrou para o Museu do rock and Roll em 2003 como uma das bandas gigantes do Rock.

Deixo indicados alguns discos do AC/DC que você tem que conhecer e ouvir:

1976- High Voltage

1977- Let  There be rock

1979- Highway to Hell

1980- Back in Black

1988-“The Razors Edge

1995- Ballbreaker

2008- Black Ice

Texto escrito por Daniel Móvio, músico

@movio.daniel

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info