Instituto OSNB: transforma vidas com a cultura musical em Ourinhos
Conheça a história do Instituto e saiba da importância da música na vida de crianças
Juliana Neves
Em 2006, há 15 anos atrás, na Catedral de Ourinhos músicos de todas as regiões realizaram o I Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Nacional Brasileira. O repertório era por conta da regência do Maestro Jeferson Bento.
O objetivo era que os músicos obtivessem a prática de repertório e formação de grupos. Desde então, o repertório sempre é ampliado e a quantidade de músicos para a realização das canções, sendo necessária a presença de pessoas de todo território nacional.
E foi a partir deste momento que nasceu o Instituto OSNB. Entidade sem fins lucrativos que prioriza o ensino de música para crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social e matriculadas em escolas públicas. Os cursos oferecidos são de violão popular e erudito, violino, viola clássica e violoncelo.
“Também foca as suas atividades como um centro de cultura onde são promovidos encontros para discussão de variados assuntos entrelaçados á cultura, exibição de filmes, palestras, ensaios, lives, entre outros”, fala Jeferson Bento, o maestro.
Em paralelo aos cursos de instrumentos, o Instituto também oferece aulas de inglês e atividades de férias, bem como o local está em processo de construção de uma biblioteca aberta para o público geral para ser um lugar de debates e palestras.
Segundo Jeferson, “o objetivo do Instituto, desde a sua fundação, é de interagir diretamente com o público da Orquestra, além de oferecer como contrapartida a sociedade ações de cunho cultural e social”.
O maestro complementa que o município possui muitos talentos em vários setores culturais, portanto promover música na cidade é significado de anseio ao encontro desta gama de artistas. Mesmo que estejam, geograficamente, distantes dos grandes centros musicais porque Ourinhos já se tornou referência musical e isso é um facilitador para o desenvolvimento cultural.
Sendo assim, o Instituto já proporcionou diversos benefícios para a população ourinhense. “Poderia citar inúmeros casos de alunos que frequentam o nosso Instituto. Por exemplo, o relato de uma mãe que nos diz que a filha se tornou da noite para o dia extremamente organizada, o rendimento escolar melhorou em todas as disciplinas, confirmado através dos professores o acompanhamento que fazemos junto as escolas onde encontram-se matriculados os alunos e os relacionamentos entre familiares e amigos muito saudáveis”, explica Jeferson.
Por fim, a avaliação de todos estes anos de existência do Instituto é de resultados impactantes, pois os alunos adquirem qualificação pessoal, cultural e educacional em ascensão contínua. Com isso, a expectativa futurista é de ampliar os atendimentos, os cursos, as palestras, apresentações musicais e culturais com a ajuda de pessoas e empresas que acreditam na transformação da sociedade com o uso da cultura.