Jaco Pastorius, o maior baixista de todos os tempos

Daniel Móvio – Músico

Paraguaçu Paulista 04/12/2021

Jaco Pastorius. Talvez você já tenha ouvido falar desse nome, talvez nem faça ideia de que ele tenha existido, mas saiba que o músico nascido em 01 de Dezembro de 1951, nos Estados Unidos, foi um dos mais influentes de todos os tempos.

John Francis Anthony Pastorius III adotou o apelido de “Jaco” como homenagem a um juiz de baseball chamado Jocko Conlan, e usou este codinome até seu falecimento repentino aos 35 anos de idade. Foi um divisor de águas no Contrabaixo elétrico, trouxe inovações para o instrumento, com técnicas ainda não exploradas.

Começou a estudar contrabaixo clássico aos seus 17 anos de idade. Suas influências musicais eram: James Brown, The Beatles, Miles Davis, Charlie Parker, Frank Sinatra, Stravinsky, entre outros. Por causa de o local onde morava na Flórida ser muito úmido, ele não conseguia manter o instrumento sempre regulado para uso, então ele optou por troca-lo para um fender jazz bass – dai começou a fazer seu nome.

Em 1974, Jaco lança seu primeiro álbum solo, intitulado de “Jaco”(produzido pela Colúmbia Records), com participação de Path Metheny. Foi um divisor de águas em sua carreira: é convidado para integrar o Weather  Report, com quem grava apenas um disco, “Heavy Weather”, vencedor do Grammy. Nessa mesma época, ele dava Aulas na Universidade de Miami

No inicio da década de 80, Jaco lança seu segundo álbum, acompanhado por metais e uma extraordinária big band. O disco “Word of Mouth” (1981, lançado pela Warner Music) foi um sucesso nos E.U.A, com performances incríveis de Herbie Hancock, Wayne Shorter e Peter Erskine. Em 1983, lança seu terceiro álbum, um ao vivo gravado no Japão,  intitulado “Inventation”, também acompanhado da mesma big band de seu segundo Álbum.

Em sua vida, acompanhou grandes músicos, como Joni Mitchel e Wayne Cochran (da famosa “Last Kiss”, regravada pelo Pearl Jam). Com o grande guitarrista Pat Metheny,. Aonde entrou para lendária banda Weather Report.

Jaco veio a falecer em 21 de setembro de 1987, após se envolver em uma confusão em um bar e sofrer traumatismo craniano. Recebeu varias homenagens ao longo dos anos por sua genialidade com o instrumento. A mais conhecida delas foi a do trompetista Miles Davis, na música intitulada “Mr Pastorius”, composta pelo lendário Baixista Marcus Miller.

Dia 01 de Dezembro, Jaco completaria mais um ano de vida, mas sempre estará vivo em cada obra e cada contrabaixo.

Vou deixar alguns discos que o Jaco gravou para você ouvir:

1976- Jaco

1977- Heavy Weather (Weather Report)

1981- Words of Mouth

1983- Inventation

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info