Vereadores apresentam denúncia ao MP contra Gestão Lucas Pocay
Os vereadores Edvaldo Lúcio Abel (PSDB) e Flávio Luiz Ambrozim (MDB) apresentaram ao Ministério Público de Ourinhos, uma denúncia que tem como alvo o prefeito Lucas Pocay (PSD).
Segundo a denúncia, o tratamento e distribuição de água na cidade acabou atingindo o colapso verificado nos últimos meses por conta do não cumprimento do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB (veja imagem ao lado) , que foi aprovado em 2016.
O Plano tem um cronograma de investimentos e ações que, ainda segundo a denúncia, caso fossem postos em prática teriam livrado a população de todos os inconvenientes relacionados à falta d’água. A denúncia também ressalta que o plano foi feito por uma empresa privada, ou seja, gerou custos para o município e, mesmo assim, foi “descartado” pela atual gestão.
A prefeitura, por sua vez, nega que os problemas relacionados à crise hídrica em Ourinhos sejam resultado direto de decisões da administração atual: por várias vezes o prefeito Lucas Pocay se pronunciou dizendo que, embora houvesse um Plano, não havia nenhum dinheiro para que ele fosse posto em prática e que a falta de investimento dos governos anteriores acabaram por agravar a situação do sistema. Ainda segundo Pocay, as ações tomadas pelo atual governo (instalação de macromedidores, início das obras de 3 poços artesianos e ações estruturais) irão “de forma responsável” resolver o problema da falta d’água.