ENFRENTE!: O primeiro mandato coletivo de Ourinhos

A partir de 2021, uma das cadeiras da Câmara Municipal será constituída por um mandato coletivo

 

Juliana Neves

No último domingo, 15, Ourinhos elegeu para vereadora o coletivo Enfrente! representado por Roberta Stopa, assistente social integrante do grupo, para ocupar umas das cadeiras da Câmara Municipal a partir do ano que vem.

O coletivo surgiu no início de 2019 a partir de encontros de amigos que se consideram decididos em pensar e propor ações de melhorias para Ourinhos. Desde então, estes amigos realizaram diversas rodas de conversas, e com a pandemia o espaço de diálogo foi ampliado com a utilização das mídias sociais.

“O objetivo dessas rodas de conversas e encontros é debater temas de relevância para a cidade. A partir dessa construção, foi proposta uma candidatura coletiva com pessoas de diferentes territórios, experiências e conhecimentos que compartilham dos ideais de democracia, igualdade social e transparência na política”, explica Roberta.

Sendo assim, o coletivo é formado por Roberta Stopa, Andréia dos Santos, Camilla Zaina Drumond, Danilo dos Santos e Marisa Barletto que a partir de 2021, irão trabalhar de forma política, em um mandato coletivo.

Os integrantes do mandato coletivo Enfrente!, que possuem proposta inovadora para a política local (Foto: mídia social)

Salvo que um mandato coletivo é uma maneira de fazer política em que o trabalho é compartilhado com um grupo de pessoas de características diferenciadas, mas ligadas por ideais comuns. Isto é, na constituição do mandato coletivo, os co-vereadores (as) trabalham juntos e as decisões são tomadas frente às matérias que estão em discussão na Câmara Municipal de forma coletiva, em conjunto.

Com isso, um dos integrantes será o assessor (a) do coletivo e o salário de vereador será dividido pelos integrantes do mandato. “Em relação ao trabalho, vamos nos reunir toda semana, como já fizemos durante toda a construção da candidatura coletiva. Vamos debater as pautas, os projetos e todos os temas pertinentes ao mandato”, conta Stopa.

Inclusive, no território brasileiro já existem algumas experiências, por exemplo a “Mandata Ativista” (deputadas estaduais), em São Paulo, “As Juntas” (deputadas estaduais), em Recife, entre outros.

Sendo assim, as propostas do mandato coletivo ourinhense estão baseadas em defender a transparência, fiscalizar ações e orçamentos da prefeitura e propor leis de interesse da população. Tendo como pauta prioritária a organização e participação popular e comunitária.

Além da construção de bandeiras de lutas de temas e assuntos ligados às vivências de cada integrante e ao trabalho do mandato coletivo. Por exemplo, protocolo de enfrentamento da violência contra a mulher como política pública, política municipal de cultura, política municipal de meio ambiente, política municipal para juventude, proteção dos animais, política municipal para pessoa com deficiência e efetividade de ações da Vigilância Sanitária.

Afinal, segundo a integrante do mandato, Roberta, “o mandato coletivo é a possibilidade de mais diálogo. Em um mandato tradicional, o (a) vereador (a) tem a liberdade de tomar decisões de acordo com sua consciência e interesses, no mandado coletivo o espaço de participação é maior, já que possibilita que mais pessoas de diferentes territórios, experiências, conhecimentos tomem as decisões”.

Portanto, a visão dos integrantes do mandato coletivo, é que Ourinhos vos elegeu pelo trabalho construído da diversidade de opiniões e posicionamentos, com muito debate, representatividade, participação, planejamento e dedicação.

É uma atitude ourinhense que significa descrédito na política e a proposta do mandato coletivo é de inovação e representatividade. Proporcionando esperança de que a Câmara Legislativa é, realmente, um espaço onde a voz de todos são consideradas relevantes para a evolução e crescimento da cidade.

Por isso, que a população pode esperar um “mandato com muitas informações, abertura para o diálogo, participativo, com a conversa, escuta e proximidade das pessoas”, explana Roberta.

Pois, a intenção do Enfrente! é ampliar ações de políticas públicas municipais, dentro dos parâmetros de vereadora (o), defender direitos, a transparência e, como principal meta, o incentivo de mecanismos da participação popular.

Por fim, Roberta, em nome de todos o coletivo, diz que a “campanha foi muito afetiva e com engajamento e queremos um mandato com essa potência. Obrigada!”.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info