Após Pocay não apresentar contra proposta de reajuste salarial servidores encurralam prefeito no teatro

 

Sem reajuste salarial desde 2019 centenas de servidores públicos municipais de Ourinhos compareceram à assembleia convocada pelo SINSERPO, o sindicato da categoria, no inicio da noite de ontem.

Primeiramente marcada para acontecer na sede do sindicato, a assembleia foi transferida para o salão da paróquia Nossa Sra. de Guadalupe.  Com a pauta de reinvindicações deliberadas em assembleias anteriores. O funcionalismo público municipal vive um momento de tensão, já que o prefeito Lucas Pocay não atendeu as reivindicações da classe encaminhadas ao executivo em janeiro deste ano pelo sindicato.

Com data base até 31 de março, a reposição de perdas salariais por conta da inflação com reajuste de 17% nos vencimentos é a principal reivindicação dos funcionários públicos locais. Segundo conversas nos bastidores, a contra proposta de reajuste de Lucas Pocay não chegaria a 3%%, percentual distante de reposições salariais com base em índices inflacionários.

As discussões entre os representantes dos servidores e o executivo foram proteladas por Pocay até a ultima 5ª feira quando uma reunião como sindicato foi marcada. Mas o encontro acabou não acontecendo por iniciativa do próprio prefeito que, em uma manobra com claro interesse em dividir a categoria convocou uma reunião com servidores da educação no teatro municipal no mesmo dia e horário da assembleia convocada pelo sindicato.

Os servidores públicos municipais que atuam na área da educação (professores, cargos de direção) formam a maior parte do funcionalismo municipal. No seu intento de confundir, afastar esses servidores da atuação do sindicato e entravar as discussões, Pocay usou de outro artifício ao anunciar aos presentes a sua convocação um suposto aumento de 10% somente aos professores excluindo e discriminando as demais funções do serviço publico municipal.

Tendo concedido aumento de 30% no inicio do ano a todo seu secretariado, a ele próprio e seu vice, Lucas Pocay se utilizou do novo piso salarial nacional estipulado pelo governo federal para elucubrar o suposto aumento de 10% por parte da prefeitura somado ao reajuste do piso nacional atualizado recentemente. Na imagem abaixo um servidor descreve como Pocay tenta confundir os servidores:

 

MANIFESTAÇÕES NA PRÓXIMA 2ª FEIRA

Durante a assembleia dos servidores o presidente do SINSERPO Ednilson Ribeiro (Biguá) expos aos presentes o impasse estabelecido convocando os funcionários para manifestações na próxima segunda-feira na Câmara Municipal de Ourinhos data da próxima sessão do legislativo.

MANIFESTANTES ENCURRALAM PREFEITO NO TEATRO

Após as deliberações da assembleia dezenas de servidores rumaram até o local da reunião com os professores convocada por Lucas, onde um ruidoso protesto foi realizado. O prefeito, vários secretários e funcionários ligados ao gabinete de Pocay acabaram sendo encurralados e impedidos de sair. Uma intensa agitação tomou conta da rua na frente do teatro com os manifestantes gritando palavras de ordem exigindo o reajuste dos seus salários. Sob vaias chamado de Pinóquio, covarde e mentiroso,  Pocay e sua comitiva só conseguiram sair do local sob escolta da Policia Militar. O protesto que durou cerca 40 minutos foi transmitido ao vivo pelo servidor conhecido Maluquinho, funcionário do serviço de coleta de lixo da SAE.

Assista ao vídeo na integra: https://fb.watch/b_LhDfLYCE/

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info