3ª edição do Projeto “Ciência no Bar” começa hoje no 7Cordas às 19h

O projeto “Ciência no Bar” surgiu como Pint of Science (Pinta de Ciência) no Imperial College em Londres na Inglaterra em 2013 por obra de pesquisadores britânicos com sucesso e se espalhou por muitas cidades pelo mundo formando um circuito internacional de divulgação científica, incluindo Ourinhos onde duas edições do evento já foram realizadas em 2019.

As cidades de Curitiba, São Carlos, Botucatu foram as primeiras no país a realizar acontecimento que busca reunir fora dos domínios do ambiente acadêmico das universidades profissionais e pesquisadores para palestras, debates e conversas amplas em torno de várias áreas do conhecimento.

Em sua 3ª edição, o “Ciência no Bar” acontece em Ourinhos a partir desta 2ª feira (11/07) estendendo-se até 3ª e 4ª feira (12 e 13/07) no Bar 7Cordas aberto ao publico em geral das 19h às 23h.

O evento ourinhense é organizado pelo biólogo Luan Pasqueta juntamente com um grupo de profissionais e apoiadores que conta com Débora Ferreira, Glauber Uriel, Glaucia Zilioli, Estêvão Zilioli, Mayara Campos Alves e Gabriela Campos Alves.

Segundo Luan Pasqueta em sua 2ª edição na cidade, o Ciência no Bar reuniu um publico que ultrapassou a capacidade do local lotando as dependências do bar nos três dias, a expectativa para essa 3ª edição é das melhores. Sobre os profissionais convidados a palestrar disse que são pessoas que possuem notória experiência e conhecimento e que trabalham diretamente com os assuntos a serem abordados.

O biologo Luma Pasqueta um dos organizadores do “Ciência no Bar”

Diferentemente de outros países onde o evento acontece sempre no mês de maio, em Ourinhos ele se realiza em julho por conta de período letivo quando professores convidados e mesmo os estudantes estão em período de aulas nas faculdades e outras escolas.

“Foi preciso adaptar e escolher as datas no momento em que os estudantes e professores estivessem em férias”, ressaltou o biólogo que acrescentou:

“O objetivo é promover a divulgação científicas pela ideia de que é preciso estar onde as pessoas estão mesmo que esse local seja um bar. Por que não levar conhecimento e promover acesso à ciência através desse tipo de ambiente para pessoas que normalmente não entrariam numa universidade, em uma sala de aula para ter contato com essas temáticas apresentadas, mas que frequentariam um bar e ali terem acesso à divulgação e educação científica em um ambiente que não seja ocasional, de forma simples, acessível interessante e descontraída”.

Bar 7Cordas Rua Arlindo Luz, 151– Centro Ourinhos – Fone 14 3326 3018

Programação

Dia 11 das 19 as 23 Horas

1ª  Palestra: Educação científica tratamento precoce contra desinformação – Estevão Zilioli

2ª  Palestra: Mesa redonda:  Adolescer na pandemia –  Vitória Maria Vicente e Débora Ferreira

Dia 12 das 19 as 23 Horas

1ª  Palestra: Professor: Socializar a ciência porque? – Professor Duzão

2ª  Palestra: Saúde baseada em evidências – Fernanda de Campos Porcari

Dia 13 das 19 às 23 horas

1ª  Palestra: Inclusão social qual o nosso papel?- Bárbara Sinibaldi

2ª Palestra: Mesa redonda – Ciência e Arte dois lados da mesma moeda – Célio Manfrim filho e Joaquim Vedovello

 

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info