A Vanguarda Paulistana da música
Foi um movimento cultural brasileiro, que teve sua existência entre 1979 e 1985. Ganhou esse esse nome dado pelos jornalistas da capital, pois os artistas envolvidos sempre se apresentavam no teatro Lira Paulistana, na rua Teodoro Sampaio, em São Paulo.
A Vanguarda teve nomes fundamentais como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e o grupo Língua de Trapo; cantoras que de ainda mais importância como Tete Spindolla, Suzana Salles,Vania Bastos e Na Ozzetti, além de cantores como Hemelino Neder .
Dari Luzio foi o pioneiro a produzir e gravar seu próprio LP, trazendo o chamado de feito em casa, com isso todos esses artistas começaram a gravar independentemente sem selos de grandes gravadoras (que também não davam espaço a esses artistas.
Itamar Assumpção foi um grande influenciador de grandes nomes da nossa música como Zélia Duncan, Charles Gavin (Titãs) e Cassia Eller .
A vanguarda paulistana foi muito importante para a revolução dos artistas no Brasil, onde pode se mostrar obras magníficas sem estar com grandes selos discográficos.
Deixarei alguns discos para que você, leitor, possa ouvir e apreciar estas obras da nossa cultura.
- 1980- Clara Crocodilo (Arrigo Barnabé)
- 1984– Tubarões Voadores (Arrigo Barnabé)
- 1998 -Petrobrás (Itamar Assumpção)
- 1988 – Intercontinental!
- 1983 – Quase Lindo (Premê)