As cartas assinadas em branco pelos vereadores que dizem amém
Não é digno da confiança dos eleitores o politico que invés de se preocupar em atuar para os interesses públicos da maioria, atue mais em benefício próprio sem dar à mínima satisfação a população.
Grande parte da população ourinhense vive alheia à atuação da maioria dos vereadores de Ourinhos, pois não existe transparência na atual legislatura que, aos olhos dos mais críticos e atentos, esses só fazem para a sua própria desmoralização, desgaste e impopularidade como agentes políticos.
Com métodos e atuação na base do fisiologismo, apoiados na prioridade do interesse pessoal em detrimento do interesse público, centrado nos privilégios como moeda de troca por se atrelarem ao que determina o prefeito, a maioria dos vereadores ourinhenses dão uma “banana” para a população em geral.
Isso explica o encastelamento em suas redomas de conforto e privilégios, pelo menos 12 dos 15 vereadores não estão minimamente interessados em dar explicações e expor necessários posicionamentos frente a questões que afetam diretamente a vida de cada munícipe.
O exemplo mais recente disso é a recusa dos vereadores, Santiago (presidente da casa), Borjão, Latinha, Zóio, Raquel Spada, Nilce Araújo, Eder Mota, Furna, Gil Carvalho, Roberto Tasca, Alexandre Enfermeiro e Anisio Felicetti em responder questionamentos feitos através da imprensa, o que pensam sobre a ideia e sanha do prefeito Lucas Pocay – que ainda não veio a público dar devidas e convincentes justificativas – de acabar com a SAE – Superintendência de Água e Esgoto, transferindo os serviços públicos da autarquia para empresas particulares.
O jornal Contratempo enviou em meados de fevereiro a todos os vereadores duas perguntas sobre a questão, para provocar o necessário debate e expor ao público o que pensam os vereadores de Ourinhos sobre o desempenho e a possível extinção da SAE, já que eles tem a prerrogativa de barrar ou não a ideia.
Pocay tem mostrado apenas uma disposição tamanha pela ideia de concessão/privatização dos serviços públicos de tratamento e abastecimento de água, coleta de lixo e esgotamento sanitário. Este último, um grande problema do município – do qual administração municipal se mostra incapaz de resolver – já que o esgoto de Ourinhos não passa por qualquer tipo de tratamento antes de ser despejado nos rios Pardo e Paranapanema , e é cobrado pelo Ministério Público, órgaos de controle de saneamento e meio ambiente.
SAE PÚBLICA OU PRIVADA?
O senhor é favor ou contra? Como justificaria sua posição?
E de novo, o jornal ficou sem respostas. Por consequente, a população mais uma vez foi colocada à margem, ignorada por 12 “parlamentares” que não dialogam e desdenham da imprensa que lhes parece contrária pra não dizer inimiga.
Do que os vereadores ourinhenses tem medo?
De que a população tenha conhecimento do quanto estão submissos às vontades do prefeito para assim manter privilégios em benefício próprio e de seus apoiadores?
De que todos saibam da mediocridade reinante e desinteresse em legislar pelo interesse da maioria da população? Ou o quanto podem demonstrar serem incapazes e desnecessários?
Que a conduta é de que não prezam pelos princípios da administração pública que está na constituição: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Infelizmente o eleitor, desavisado, aceita conviver com tais comportamentos pensando, “é assim mesmo porque sempre foi assim, política é assim mesmo, não vai mudar”. Mas deve e precisa mudar.
A verdade é que esses vereadores, nessa questão da SAE e tantas outras têm sistematicamente assinado cartas em branco em apoio ao que pretende o prefeito para não se indispor com o executivo e manter as benesses, a troca de favores.
As cartas assinadas em branco em apoio ao prefeito e a recusa em debater, responder a opinião publica por meio da imprensa ou qualquer outro meio, em suma, demonstra o baixo nível de atuação pelo interesse público, mesmo até de capacidade intelectual e moral de parte dos atuais ocupantes das 15 cadeiras da Câmara de Ourinhos.
Nesta 5ª feira (03/03) é dia de sessão ordinária na “casa do povo” como muitos gostam de alardear. Informações extraoficiais dão conta de que uma sessão extraordinária será convocada para que, no âmbito de desmonte da SAE, os “nobres” prorroguem por mais cinco meses o tempo para que o prefeito defina como transferir o serviço de coleta de lixo para a prefeitura.
A se confirmar, está claramente demonstrado que Lucas Pocay está tendo grandes dificuldades (de ordem legal, administrativa e orçamentária) para consumar o seu intento. E assim sobejamente, mais uma vez uma carta em branco será assinada nessa viciosa e espúria troca de favores entre o executivo e os vereadores que não se importam em dar satisfação alguma de seus atos a população.
Uma parcela ínfima dos habitantes de Ourinhos acompanha as atividades na Câmara Municipal e; isso em parte, talvez explique a opção em não tornar público de maneira mais aberta possivel o que pensam e defendem os atuais vereadores. Seguros de si, de que a imensa maioria da população continuará alheia e desinteressada pelo que acontece na câmara, a cidade “referencia em tudo” – como propagandeia o executivo – segue por caminhos nefandos sob a pior legislatura que sua população jamais viu com os vereadores que só dizem amém.
Precisa e quer falar, cobrar, sugerir, criticar ou mesmo elogiar os vereadores ourinhenses?
Mande e-mails ou então fale pessoalmente com eles em expediente na Câmara. Temos dúvidas se irá conseguir alguma interlocução, mas em todo caso não custa tentar.
Raquel Spada – raquelspada@camaraourinhos.sp.gov.br
Eder Mota – edermota@camaraourinhos.sp.gov.br
Enfermeiro Alexandre – enfermeiroalexandre@camaraourinhos.sp.gov.br
Roberta Stopa – robertaenfrente@camaraourinhos.sp.gov.br
Alexandre Zóio – alexandredauage@camaraourinhos.sp.gov.br
Borjão – borjao@camaraourinhos.sp.gov.br
Nilce Araújo – nilceprotetoradosanimais@camaraourinhos.sp.gov.br
Cícero Aquino – ciceroinvestigador@camaraourinhos.sp.gov.br
Anísio Felicetti – anisio@camaraourinhos.sp.gov.br
Guilherme Gonçalves – guilhermegoncalves@camaraourinhos.sp.gov.br
Fernando Furna – furnabecodabola@camaraourinhos.sp.gov.br
Valter Latinha – latinha@camaraourinhos.sp.gov.br
Santiago Lucas – santiago@camaraourinhos.sp.gov.br
Gil carvalho – gilcarvalho@camaraourinhos.sp.gov.br
Roberto Tasca – robertotasca@camaraourinhos.sp.gov.br