BC tenta minimizar impacto vazamento de 160 mil chaves do PIX
O Banco Central alerta sobre vazamento de dados cadastrais do PIX, o sistema instantâneo de pagamentos e transferências. Foram expostas informações de cerca de 160 mil chaves de clientes pessoas físicas, mas que não afetam movimentações em dinheiro. A falha de segurança foi o Acesso Bank, banco digital que possui cerca de 5 milhões de clientes.
Ainda conforme o BC, não foram expostos pelo vazamento dados como senhas, informações de operações bancárias, saldos ou outras informações sob sigilo bancário, “não foi um vazamento grave”, de acordo com a instituição. As pessoas afetadas podem ter tido seu nome, CPF, banco, agência e conta expostos e serão avisadas.
São cerca de 159 mil e 600 clientes da Acesso Soluções de Pagamento, sendo que alguns deles possuem mais de uma chave Pix. O incidente ocorreu entre os dias 3 e 5 de dezembro, por falhas pontuais em sistemas da empresa.
De acordo com o Banco Central, embora as informações vazadas sejam de natureza cadastral, existe o risco de golpistas tentarem se passar por funcionários das instituições, para obter mais dados. É importante que as pessoas tenham atenção redobrada ao receber ligações ou mensagens de supostos representantes das instituições solicitando informações.
Convém ficar atento aos possíveis golpes de celular, tanto em ligação quanto por mensagens de texto. Nem o Banco Central ou os bancos participantes irão entrar em contato com as vítimas por aplicativos de mensagem — como WhatsApp e Telegram —, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.
Outro cuidado é com páginas falsas que tentam imitar o site do banco.
Fonte Rádio2