×

Câmara instaura CPIs da Coleta de Lixo, e suposta fraude na compra de ração para ADAO

Câmara instaura CPIs da Coleta de Lixo, e suposta fraude na compra de ração para ADAO

Por suposto superfaturamento na aquisição de 75 mil quilos de rações para cães da ADAO e questões relativas ao processo emergencial de terceirização do Serviço de Coleta de Lixo sem licitação e sua eficiência, o presidente  Câmara Santiago de  Lucas (União Brasil) instaurou na sessão de ontem (24), duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para  apurar suspeitas que pairam sobre a gestão de Lucas Pocay.

Em sua fala mais incisiva o presidente do legislativo citou uma suposta falsificação de orçamento para compra de rações destinadas a ADAO – Associação Defensora dos Animais de Ourinhos, entidade cujas atividades  foram assumidas pela  Prefeitura de Ourinhos por Meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em abril deste ano.

Segundo Santiago a compra das 75 toneladas de alimentação canina ao custo de 12 reais o quilo e total 900 mil reais, está sob  suspeitas de superfaturamento e  teria ocorrido sem cotação nos fornecedores de rações de Ourinhos e nos maiores fabricantes dos produtos do país, estabelecidos nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo (Special Dog) e Ipaussu (Dog Choni) vizinhas  de Ourinhos.

“Nós vamos mostrar que realmente existe uma fiscalização por parte de nós vereadores”, afirmou Santiago. Até bem pouco tempo o vereador era aliado do prefeito tendo sido secretário na administração Pocay .

O Racha

Reiteradas críticas do presidente em sessões anteriores  a falta de iluminação, asfalto e  a precarização do serviço coleta de lixo concedido a empresa particular  às pressas, sem licitação, já era o prenuncio de que as relações  com o prefeito estavam abaladas.

Na sessão do dia 17, Santiago tentou criar uma Comissão de Assuntos relevantes para investigar o processo de terceirização da coleta mas não obteve sucesso.  Como represália Pocay destitui numa  só canetada 23 cargos na administração que seriam indicações do presidente da casa. Em contrapartida o vereador avisou que iria reunir assinaturas para CPI o se concretizou na ultima sessão

Funções de confiança = apoio politico

As exonerações foram na Secretarias de Infraestrura, Meio Ambiente, Assistência Social, Secretaria de Governo, Cultura, Desenvolvimento Urbano, Educação, de Esportes, IPMO e Administração. Foram três  cargos comissionados (CC) e 20 servidores concursados que ganharam funções de confiança (FC),  demonstrando como a atual administração usa essas funções que eleva cargos e salários dos servidores indicados para angariar apoio politico

Prefeito rebate

Por sua vez Lucas Pocay tem se manifestado em suas redes sociais dizendo  as atitudes de Santiago é  pressão por  interesses pessoais. “(…) alguns ainda não entenderam e preferem fazer política do ataque e mentira, seguiremos o trabalho com transparência e responsabilidade, fazendo o melhor para o nosso povo.”

As Comissões

As cinco assinaturas necessárias. que possibilitaram a instauração da comissões foram dos vereadores Roberto Tasca (MDB), Cícero Investigador (Republicanos), ), Roberta Stopa (PT) e Guilherme Gonçalves (PODEMOS)

Com o sorteio do membros a CPI da Coleta do Lixo ficou formada com  os vereadores: Alexandre Zóio (Republicanos) – Presidente Gil Carvalho (PL) – Relator ; Roberta Stopa (PT); Guilherme Gonçalves (Podemos) e Alexandre Enfermeiro (PSD)

Para comissão encarregada de investigar  a suporta fraude na compra de ração  foram sorteados os vereadores: Gil Carvalho (PP),  Roberto Tasca (MDB), Nilce Protetora dos Animais (PSD),  Alexandre Enfermeiro (PSD) e Valter “Latinha” do Nascimento (PP) não presente a sessão.

A escolha dos nomes para presidente e relator será na próxima sessão dia 31 por conta da ausência do vereador Latinha. As comissões  têm o prazo de 90 dias para apresentarem o relatório que será submetido plenário do legislativo.

 

You May Have Missed