Com 581 novos casos em 6 dias Covid se espalha em Ourinhos
Ourinhos tem 581 novos casos de COVID-19 entre 2ª feira dia 02 e hoje 6ª feira (07/01). Do total de casos registrados, mais de 95% são leves e moderados e não necessitaram de internação. A informação foi divulgada na noite desta 6ª feira de forma emergencial mostrando o rápido avanço da doença em sua maioria com complicações respiratórias Não houve mortes.
Testagens positivas de detecção da covid-19 realizados nas farmácias e laboratórios de Ourinhos tiveram um salto na semana passada e nos últimos dias. A doença está se espalhando novamente, os últimos dados oficiais divulgados confirmam o aumento exponencial. O mesmo acontece em várias cidades da região. Os especialistas alertaram que as celebrações de fim de ano e relaxamento nas medidas de contenção e proteção colaborariam para esse avanço surpreendente da nova variante do Corona vírus.
Nas Unidades Básicas de Saúde da cidade e na UPA a movimentação de pessoas com sintomas de gripe e Covid, que se confundem, continua aumentando e já compromete a assistência médica para os munícipes com muita demora para atendimento.
Desde novembro de 2021 os boletins com os números da pandemia na cidade divulgados no site da prefeitura de Ourinhos tem sido semanais. Depois de um período de arrefecimento com pouquíssimos novos casos, o ultimo boletim divulgado na segunda feira (04/01) trouxe a confirmação de 106 casos positivos registrados, dez vezes mais que o boletim anterior divulgado que indicava apenas 09 casos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que um criou um Comitê de crise para doenças respiratórias com o objetivo de avaliar, quantificar e tomar as providências operacionais para combater o surto de casos da covid-19, Ômicron, influenza, flurona, e a H3N2.
A partir da próxima 2ª feira (10/01) os boletins divulgados pela Coordenadoria de Comunicação da PMO passarão a ser diários.
É tempo de retomar e intensificar os cuidados, distanciamento, máscara, higiene das mãos e vacinar-se são a recomendação. Infectologistas e epidemiologistas estão convencidos de que a forma branda como se apresenta a maioria dos casos de Covid pela ômicron é resultado da eficiência das vacinas.
Os mais importantes órgãos de saúde do mundo não deixam dúvidas às vacinas contra a Covid são eficazes e seguras. O médico hematologista e presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, em entrevista ao G1, disse que as vacinas estão cumprindo o seu papel, mesmo com o surgimento de uma nova variante. “Essa ômicron é uma variante diferente e que tem uma infecciosidade maior. Então, o número de casos está aumentando, mas isso não tem se refletido no aumento do número de óbitos. Quer dizer, as pessoas vacinadas não estão morrendo mais por essa variante”, enfatiza.