Com elevado número de pessoas em situação de pobreza Ourinhos terá Restaurante Popular
Direcionados a especificamnete à municípios com mais de 100 mil habitantes que apresentem elevado número de pessoas em situação de miséria ou pobreza, Ourinhos terá o primeiro restaurante popular disponibilizado através da política do Governo Federal de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério da Cidadania, com custo ao município de R$ 1.855.925,00 por 12 meses, no período de setembro de 2023 à agosto de 2024 .
O restaurante está sendo instalado em um prédio alugado na Rua São Paulo, na quadra entre as ruas Arlindo Luz e Rua Rio de Janeiro está em fase final de adaptação e deverá funcionar a partir do dia 15 de setembro.
O equipamento será gerido pelo Instituto Qualitá, Organização da Sociedade Civil (OSC) com sede na cidade de Marilia escolhida através de chamamento público.
A OSC irá disponibilizar em comodato, todos os equipamentos e utensílios necessários arcando ainda com os custos do gêneros alimentícios e despesa com as equipes técnica, operacional e administrativa composta por 10 funcionários.
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura, serão servidas refeições nutricionalmente adequadas e a preços acessíveis para a população de baixa renda, pessoas inscritas no Cad Único do governo Federal e que integrem programas assistenciais como Bolsa Família.
Segundo a Secretaria de Assistência Social serão servidas diariamente 500 refeições das quais 100 serão gratuitas, destinadas para moradores de rua atendidos pela secretaria municipal. Já pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastrados nos CRAS, idosos, pessoas com deficiência, estudantes, pagarão de R$ 2,00 por cada refeição.
O Restaurante Popular irá funcionar de segunda a sábado das 11h às 13h30 com cardápio diariamente variado e elaborado por Nutricionista, sempre terá arroz, feijão, proteína, guarnição, salada, refresco, sobremesa e pão.