×

Entrevista : Toninho 61 anos e 36 de PT

Entrevista : Toninho 61 anos e 36 de PT

 

Toninho do PT comemorou o aniversário junto com a neta Betina, o genro Rafael e os amigos Yuri e Zoinho, aniversariantes do mês

O ex-vereador e Presidente da Câmara Municipal de Ourinhos Antônio Amaral Junior, o popular Toninho do PT, comemorou seus 61 anos, no último dia 26, pela terceira vez no Bar 7 Cordas. Após 2 anos de pandemia. O petista mais conhecido de Ourinhos faz aniversário no dia 8 de Maio, mas devido ter contraído dengue, a festa que lotou todo o espaço do bar, teve um adiamento. Confira a seguir a entrevista exclusiva de Toninho ao Contratempo falando de sua trajetória politica, seus ideais, família e como analisa a conjuntura politica do momento.

– Fale um pouco das suas origens, quando começou a se interessar por politica?

Sou filho de pai caminhoneiro, mãe dona de casa, avô materno ferroviário da Rede Ferroviária Federal e avó, também dona de casa, avô paterno cerealista e avó dona de casa . Nasci em Santa Mariana e vim pra Ourinhos com 12 anos, no final de 1973.

Me interessei pela política em plena ditadura militar, por conta de um professor de nome Ademar, que dizia ser importante ter consciência política para não ser manipulado por políticos e governantes, e, meu irmão 3 anos mais velho tinha amigos que viviam conversando contra a ditadura militar e eu ficava sempre ouvindo, lendo também alguns jornais clandestinos da época.

– A partir de quando sua trajetória e militância se iniciaram?

Como militante foi nas eleições de 1982, na época eu apoiei candidatos do PMDB, quando só podia votar em candidatos do mesmo partido, voto vinculado, e o PMDB teve uma vitória arrasadora contra o PDS que era o partido ligado aos militares. O PT disputou pela primeira vez naquelas eleições, mas eu não tinha clareza e muito conhecimento dos ideais do partido, naquela ocasião. Eu não cheguei a me filiar ao PMDB.

 – Porque optou pelo maior e mais representativo partido de esquerda do Brasil?

Eu fui convidado pelo amigo jornalista José Luiz Martins (Zé Risada) para participar de uma reunião do PT, que tinha uma sede própria em cima do antigo Bar e Restaurante Seleto, tendo como Presidente o saudoso companheiro Luís Carlos Eloy. E, depois da primeira reunião, eu passei a frequentar todas. De lá até hoje, eu só não fui a duas reuniões, por problemas de saúde.

Identifiquei-me com o partido, que tinha como objetivo principal defender a classe trabalhadora. E passei a militar diariamente, ajudando a fundar sindicatos, associações de moradores de bairro, Lambo, nas greves.

Em 1988 o diretório decidiu lançar candidatos a prefeito, vice e vereadores. E que era muito importante ter uma chapa com maior número possível de candidatos. Eu, que não tinha isto como objetivo, mas sim de estar no apoio às candidaturas. Senti-me na obrigação de colaborar, sabendo que não teria nenhuma chance. Era solteiro,  serigrafista autônomo, não tinha nenhuma bicicleta pra andar. E como dizia o saudoso amigo Miro tapeceiro, eu não tinha nenhum pardal pra dar água. Consegui ser o quinto mais votado, entre quase 20 candidatos, com 104 votos. Faltaram 82 votos para a legenda conseguir uma cadeira, que seria do companheiro Oscar Boneto, que veio a ser eleito em 1992.

– Como foi o período em que foi vereador?

Eu tive quatro passagens pela Câmara Municipal. A primeira em 1994, por de 4 meses. Sempre gostei de debater e como vereador de oposição ia muitas vezes a tribuna. Com isto as sessões que que duravam meia hora a 40 minutos, passaram a ter uma média de duas horas,  ia no mínimo 3 vezes  na tribuna. E como a base do governo era grande, eles me rebatiam e depois eu voltava pra contestar novamente. Apresentei alguns projetos, mas não aprovaram nenhum. O mais importante, que consegui a aprovação na legislatura seguinte, foi o do Transporte Público Gratuito para os Portadores de Deficiências.

Tive passagens muito interessantes e deixei marcas muito positivas, muitas conquistas e direitos garantidos aos ourinhenses. Fui o primeiro vereador de uma grande região do interior (Assis, Marília, Presidente Prudente, Bauru, Botucatu) a conseguir emenda parlamentar através de deputados, já em 1997. E a partir daí, até hoje sendo vereador ou não eu consigo todos os anos recursos para Ourinhos e região, na condição de assessor.

Fui vereador de oposição e situação. Mas nunca deixei de solicitar emendas pelo fato de não ter apoiado o prefeito eleito. Deixei de ser vereador em 2012, quando fui candidato a prefeito, e nenhum deixei de solicitar emendas, continuando até hoje. Sendo que hoje represento dois mandatos em Ourinhos e região, dos deputados Enio Tatto estadual e Nilto Tatto federal. E por meio deles, conseguimos atender mais de 25 cidades nos últimos 5 anos.

Eu calculo que desde que comecei este trabalho de buscar emendas e outros recursos de programas de governos, tenha passado de 80 milhões de reais só para Ourinhos.

O maior foi o PAC de 50,3 milhões Programa Saneamento Para Todos, financiamento que possibilitou asfaltar todas as ruas sem asfalto de Ourinhos, com a devida drenagem, galerias, boca de lobos e sarjetas, e, a urbanização de córregos. UPA, SAMU, Minha Casa Minha Vida, ônibus e gabinete odontológico, quadras poliesportivas, praças, asfaltamento, recapeamento, cobertura de quadra poliesportiva, ambulâncias, ônibus para o esporte, academias ao ar livre, custeio e compra de equipamentos e material de uso permanente para saúde, para cirurgia eletivas, entre outras coisas. Na época dos governos Lula e Dilma eu era chamado por políticos da cidade como o embaixador de Ourinhos em Brasília. Pretendo voltar a ser a partir de 2023, pois conheço o ex-presidente Lula de muito tempo, inclusive teve em Ourinhos por duas vezes e tive várias vezes no Palácio do Planalto, quando foi presidente.

Quanto a direitos conseguidos através de propostas minhas ou leis eu destaco: o TIO- Transporte Integrado de Ourinhos, os usuários passaram a pagar uma só tarifa para atravessar a cidade; a liberação, sem limite do número de moto-taxistas, para operarem em Ourinhos; Projeto Arte no Parque, que dava oportunidade para artistas ourinhenses se apresentarem com um palco e som de qualidade na Fapi; Dia Municipal de Combate a Aids, a Hepatite C, Da Consciência Negra (previa o feriado, mas não aprovaram); que Proíbe o Self Service em Postos de Combustíveis; Transporte Gratuito para os Deficientes; da Coleta Seletiva em Ourinhos; da Coleta Seletiva na Câmara Municipal

– Como analisa a conjuntura politica e econômica do pais nos últimos anos?

Desde o Golpe parlamentar, jurídico e midiático contra a Dilma, em 2014 só tivemos retrocessos, em todos os sentidos, na nossa democracia, economia, social, trabalhista, ciência e tecnologia, saúde, educação entre tantas outras desgraças.

Mas, o pior mesmo foi a eleição de uma pessoa totalmente despreparada como presidente, que está integrado as milícias, falso cristão, ditador, machista, homofóbico que só sabe fazer política com as fake News. Que levou o país a miséria e ao mapa mundial da fome, novamente.

Felizmente a maioria da população não quer a continuidade desse desgoverno que tanto mal está fazendo para o povo brasileiro e está com saudade do Lula, o nosso melhor presidente do Brasil. E em São Paulo, estamos necessitando fazer uma mudança também, com um governante que esteja alinhado com nosso próximo presidente Lula e o Professor Fernando Haddad é a pessoa certa que está liderando todas as pesquisas. Fica então mais esta esperança. E eu na condição de Presidente do PT local e Coordenador da Macro Assis-Maríli-Ourinhos tenho argumentado também, a importância de votar nos deputados do PT, que serão o suporte principal e para todas as horas de Lula e Haddad nos seus respectivos governos.

Toninho do PT representa Nilto Tatto e Enio Tatto em Ourinhos e região.

Toninho você voltará a ser candidato novamente?

Muitas pessoas me perguntam isto, inclusive nestas eleições. Eu tenho dito que não, entendo que já contribuí bastante com Ourinhos e vou continuar contribuindo, sem ter a necessidade ter cargos eletivos aqui. Estarei sempre ajudando e apoiando nossos candidatos. E neste ano, Além de Lula e Haddad, apoiarei os deputados Enio Tatto estadual e Nilto Tatto Federal, que têm me dado a condição de fazer o que mais gosto e poder ajudar muito a população de Ourinhos e região.

You May Have Missed