Escritora Silvia Araújo lança livro infanto juvenil “O voo da Borboleta” 5ª feira dia 14

A professora e escritora Silvia Aparecida Araújo, há 17 anos trabalhava como faxineira e empregada doméstica em Ribeirão do Sul sua cidade natal, algum tempo depois foi exercer a profissão de vendedora em uma loja de roupas de uma prima. Durante esse período, através do programa Prouni passou a frequentar o curso Letras na Universidade Paulista – Unip na cidade de Assis formando-se professora em 2011.

Quatro anos depois em 2015 cursou pedagogia e hoje se dedica a pós-graduação, ao mesmo tempo leciona na Escola Estadual Justina de Oliveira Gonçalves em Ourinhos onde desenvolve projetos de leitura e literatura juntamente com a área de linguagens.

A escritora lançou sua primeira obra poética “Silvia e o voo das borboletas” em 2019 e, no próximo dia 14 de julho lança” O voo das borboletas”, livro no qual se dedicou a criar uma história para público infanto juvenil ilustrado pelo artista plástico ourinhense Cícero de Pais. O evento de lançamento será no Espaço Cultural Prof.ª Marilena V. C. Cruz em Ribeirão do Sul às 19h.

Os livros ” O voo da Borboleta” fábula infanto juvenil (2022) e poesias “Silvia e o caminho das Borboletas” de 2019

Sobre  “O Voo da borboleta” ela diz: “É uma linda fábula que retrata a superação de uma borboleta caçula que se assusta com o calor e a claridade do sol, e por isso se recolhe a escuridão e silêncio da mata fechada contrastando com a experiência do vento, que por compaixão e empatia a ajuda a enfrentar o seu medo resultando na superação com o seu voo”. E acrescentou: “A palavra que define O Voo da Borboleta é superação e amizade. Quantos de nós somos borboletas? E quais de nós somos o vento? Esse livro embora tenha a característica infantil é uma leitura de todas as idades”.

À reportagem do Contratempo, Silvia contou que começou sua trajetória literária na faculdade, quando se apaixonou pelas palavras ao estudar os poetas portugueses como Fernando Pessoa, Camões, Flor Bela Espanca, o americano Walt Whitman, os brasileiros Drummond, Álvares de Azevedo, Bandeira, Vinicius de Moraes entre outros.

“Foi como um arrebatamento, eu me deixei seduzir e não vivo mais, se não sinto as palavras no meu corpo, pensamento e visualizo tudo o que elas expressam isso me transfigura!”, relatou.

A autora entre a poetisa Daine Almeida e Cícero de Pais ilustrador de ” O voo da Borboleta”

 

Ela lembra que no inicio da atividade como professora em São Pedro do Turvo a pedido da diretora da escola, desenvolveu um projeto com os alunos denominado “Diário: um encontro e várias histórias” (2012).  Na sequencia veio: Cartas de Homero – as histórias continuam (2013)” e em 2015 o livro de contos: A nova Odisseia de Homero”.

Foram três livros organizados com três turmas, nonos anos, depois a mesma turma na 1ª  série do ensino médio e depois a mesma na segunda série do ensino médio, ela conta que essas atividades proporcionaram conhecimento e segurança para edição do próprio livro, escrito enquanto trabalhava com os alunos e também participava de antologias.

 “Assim surgiu essa pessoa que fez das palavras à própria libertação, corporal e espiritual. A poesia, as crônicas, os pensamentos, cada linha que escrevo é um reflexo da minha alma. Penso em curar pessoas e o mundo com minhas borboletas palavras. Penso que a poesia, cura a depressão, desafoga a alma, a tristeza e deixa a vida mais leve, porque o processo da escrita leva para o papel sentimentos, perdas, frustrações e amarguras e, isso é lindo”, revela a escritora Silvia Aparecida Araújo.

APOIE

Seu apoio é importante para o Jornal Contratempo.

Formas de apoio:
Via Apoia-se: https://apoia.se/jornalcontratempo_apoio
Via Pix: pix@contratempo.info